1º Congresso Internacional de Girolando consolida expansão mundial da raça

Girolando | 25 de novembro de 2015
Acordos para transferência de tecnologia na área de melhoramento genético e de registro genealógico da raça bovina brasileira Girolando acabam de ser assinados com vários países da América Latina. Durante o 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, ocorrido entre os dias 19 e 21 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando assinou Termo de Cooperação Técnico-Científica com as associações de criadores da República Dominicana, Equador, Honduras, Colômbia, Venezuela, El Salvador e Costa Rica. A oficialização da parceria ocorreu no dia 20 de novembro.
A expectativa é de que o convênio possibilite a melhoria da qualidade genética do rebanho desses países, refletindo no crescimento da produção de leite. Além disso, é esperada uma expansão dos planteis de Girolando naqueles países. Para o Brasil, a medida representa a ampliação do mercado externo para a raça, que foi desenvolvida por criadores brasileiros por meio de cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, a partir da década de 1940. Reconhecido oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 1996, o Girolando é responsável por 80% da produção nacional de leite no Brasil.
Outro acordo assinado durante o Congresso Internacional foi com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Epamig e Emater. As propriedades assistidas pelo programa Minas Pecuária e as fazendas experimentais da Epamig passarão a receber gratuitamente doses de sêmen de touros participantes do Teste de Progênie da raça.
Com a presença de mais de 500 pessoas de 12 países, o Congresso Internacional de Girolando contou com palestras de especialistas do Brasil, Bélgica, Venezuela, Guatemala e Bolívia que apresentaram as novidades tecnológicas da pecuária leiteira. Também foram apresentados 25 trabalhos científicos sobre pecuária leiteira na Sessão de Pôsteres. A vencedora foi a pós-doutoranda do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP) Lívia Carolina Magalhães Silva com o trabalho “Boas práticas de manejo e suas influências no bem-estar de bezerros leiteiros”. Além das palestras, o evento teve visitas às fazendas que selecionam Girolando, a Fazenda SS Riacho e a Fazenda Shangrilá.
Entre as autoridades presentes ao evento estavam: o vice-governador de Minas Gerais Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, os secretários de Estado de Minas Gerais João Cruz (Agricultura), José Afonso Bicalho (Fazenda), Altamir Rôso (Desenvolvimento Econômico), o deputado estadual Fabiano Tolentino, o presidente da FAEMG Roberto Simões, dentre diversas outras autoridades.
As informações são de Larissa Vieira  Assessora de Imprensa da Girolando.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Bezerros de Elite Desmamando Até 10Kg Mais Pesados | Casos de Sucesso Fazenda São Vicente

    C. A. R. N. E. Acompanhe como foi a Central de Avaliação de Reprodutores Nelore na Estância IPB

    Apoio ao Esporte!

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!