DICA TÉCNICA – Especial Qualidade do Leite
Girolando | 20 de outubro de 2015A partir desta semana faremos uma sequência especial de dicas sobre a qualidade do leite.
Parte 1
Considerando a variação da composição do leite, a legislação vigente no Brasil considera leite normal, o produto que apresente em cada 100 ml, no mínimo: 3,0% de teor de gordura, 4,3% de lactose; 11,5% de extrato seco total; 8,5% de extrato seco desengordurado e 2,9g de proteína.
Para atingir os níveis mencionados acima e também aumentá-los para que os produtores obtenham maiores vantagens sobre a remuneração pela qualidade nutricional do leite – que varia entre as indústrias do setor – deve-se promover a adequada nutrição da vaca leiteira.
A Nutrição afeta significativamente a produção e a proporção dos componentes do leite, sendo que através da dieta, a glândula mamária é suprida com os componentes nutricionais do sangue para síntese do produto.
Além disso, vários outros aspectos exercem um maior ou menor efeito sobre a composição do leite, como: o fator racial, o estágio da lactação, a temperatura ambiental e as condições de estresse do animal, a perda excessiva de condição corporal, a estação do ano, a contagem de células somáticas, a mastite, a saúde geral da vaca, a manifestação de cio, a frequência e a técnica de ordenha, bem como o avanço genético no sentido de maior volume de produção na lactação.
Protocolo sugerido:
Homeobase Convert H Leite: 50 a 100g/cab/dia (*de acordo com a produção).
Homeobase Figotonus: 10 a 30g/cab/dia (*avaliar o desafio). Conheça aqui
*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Parceria Real H Jefferson Carvalho Brandão, AgroTerra
Caso de Sucesso 247 Fazenda Coqueiro
Caso de Sucesso 246 | Criação de Bonsmara na Fazenda Retiro
