Como escovar um cavalo da maneira certa?
Equinos | 12 de agosto de 2016A escovação certa é um benefício para o crescimento do pelo e para a saúde de seu cavalo, assim como é uma boa maneira de criar um vínculo afetivo com seu animal.
O pelo deve ser escovado todos os dias, como em um processo de higiene que fará com que pó, marcas de selas e até mesmo barro sejam retirados do cavalo e evitem que causem feridas ou doenças, que podem deixar seu cavalo sem galopar.
Em uma das escovações diárias é necessário utilizar uma raspadeira, um tipo de escova com cerdas profundas e mais duras que massageiam o cavalo enquanto você escova, ativando a circulação, ao mesmo tempo em que retira detritos e remove pelos velhos.
O que você precisa para uma boa escovação
Para realizar a escovação do cavalo é preciso ter uma raspadeira, escova de cerdas macias e duras e um espanador.
A primeira coisa a ser feita é a escovação das partes do cavalo que tem músculo, como o pesco, embaixo das pernas e joelhos e corpo com a raspadeira, que tem uma borracha de plástico que remove a lama e a sujeira que estão impregnadas no corpo do seu cavalo.
Para isso, faça movimentos sempre circulares. Dessa maneira você retira a pele e pelos mortos, alivia a tensão dos músculos e ainda potencializa a circulação, que ajudará o organismo do cavalo a trabalhar melhor. Lembre-se que é preciso fazer esses movimentos circulares com um pouco de pressão para que os benefícios sejam maiores.
Depois é hora de pegar a escova de cerdas duras e realizar a escovação com movimentos curtos sempre na direção do crescimento. Essa etapa fará o pelo ficar plano e liso e pode ser usado em todo o corpo, com exceção do rosto.
COMENTÁRIOS
PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Real H | Com Alegria, Ela Luta Bravamente Contra o Câncer
Raízes Pantaneiras: Cultura, Tradição e Evolução Genética
Os prejuízos da mastite no gado leiteiro | Tec Mix Play