Bovino de Corte

Pecuária de Corte | 12 de abril de 2016

São chamados de bovino de corte os animais dessa espécie utilizados para a produção de carne para consumo humano, como as vacas, bezerros e touros. Esses animais são criados de forma sistematizada em fazendas de produção de cortes e abatidos quando atingem o peso médio de 250 quilos. Além da carne, o couro do bovino é utilizado para a confecção de roupas e sapatos, os chifres podem ser utilizados na produção de artesanato e a graxa é retirada dos restos do boi.

Existem duas espécies de bovino de corte, os de origem indiana e os de origem europeia e norte americana. A espécie Zebu é a mais presente no Brasil, devido a fácil adaptação ao clima tropical. O gado Zebu tem origem indiana e teria chegado ao país através de navios cargueiros. A outra espécie é a europeia, proveniente de países da Europa e norte-americanos. O gado europeu não se adapta a temperaturas altas, por possuir uma pele mais grossa e o pelo longo. Existem cruzamentos entre as duas raças, porém não são tão comuns quanto às raças puras.

Nas fazendas de corte, os bovinos se reproduzem em média uma vez por ano. O tempo de gestação da fêmea dura cerca de 280 dias e a cada parto nasce apenas um filhote. Os bezerros, ao nascer, pesam entre 23 e 40 quilos.

Criação de bovinos de corte

Existem alguns problemas que podem dificultar a criação de bovinos em fazendas de corte. O principal é a adaptação do rebanho ao ambiente, seja devido à temperatura ou as condições de pasto. Por isso, é importante trabalhar com as raças adequadas a cada clima, evitando o sofrimento do animal e uma maior produtividade.

O Brasil é um forte produtor de carne bovina no mundo. No entanto, ainda lhe falta adequação a métodos sustentáveis exigidos pelos países desenvolvidos que importam os produtos brasileiros. A produção de carne é responsável por emissão de gases, poluição da água, entre outros problemas ambientais. Adequar a produção de modo que minimize os efeitos ao meio ambiente é uma forma de, além de ter responsabilidade ambiental, consolidar um mercado no exterior.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!