Cólicas em bezerros

Guia de Doenças | 28 de junho de 2016

Os bezerros podem apresentar os mais variados transtornos de saúde. Porém um dos mais comuns é as cólicas. A partir de um momento que um bezerro passa a demonstrar desconforto devido a dores intestinais, nem sempre é fácil determinar com precisão as causas do referido problema. Nesses casos, é pertinente a realização de exames que sejam capazes de obter o máximo de informações acerca do bezerro, averiguando assim o tipo de alimentação e até mesmo o ambiente onde ele habita. Dessa maneira, é possível ter uma noção mais ampla do problema e assim encontrar as maneiras adequadas para a realização do tratamento.

bezerrocolicaUma das maneiras para efetuar a identificação do problema é levar em consideração a quantidade de animais que podem estar a apresentar os desconfortos abdominais. Sendo assim, é necessário ficar atento a alguns indícios, tais como comportamento inquieto, levantar e deitar de forma repentinamente, coicear e até se rolar pelo chão.

Em determinados casos a cólica não apresenta gravidade e é ocasionada devido a gases, já em outras ocasiões a situação exige mais cuidados e pode solicitar até mesmo uma intervenção cirúrgica.

Causas e características das cólicas em bezerro

As características mais comuns de um bezerro que está sendo acometido por uma cólica levam em conta a temperatura dele, que pode se apresentar acima do normal. Além disso, há outros fatores que devem ser levados em conta, tais como a regularidade dos batimentos, a frequência respiratória, a dificuldade do animal se manter em pé e a desidratação também são indícios, assim como a distensão abdominal.

bazerroA idade do bezerro também é um fator de risco para o surgimento de problemas intestinais e o possível surgimento da cólica. Esse transtorno acontece normalmente durante os primeiros dois meses de vida do animal, que é justamente a etapa de transição entre a amamentação e a dieta adulta. Os desconfortos no abdômen são frequentes durante esse estágio de vida do bezerro e, portanto, podem dificultar um diagnóstico mais preciso.

As causas mais comuns para o surgimento das cólicas no bezerro dizem respeito a um possível problema no cólon, que dificulta o processo de digestão e até mesmo dificuldade para defecar. Além disso, má formação no reto e infecção no abdômen também são causas para esse problema.

Prevenção

A prevenção para a cólica consiste em exames feitos de forma periódica, bem como estar atento para fornecer uma alimentação mais saudável para os animais.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!