
Cólicas em bezerros
Guia de Doenças | 28 de junho de 2016Os bezerros podem apresentar os mais variados transtornos de saúde. Porém um dos mais comuns é as cólicas. A partir de um momento que um bezerro passa a demonstrar desconforto devido a dores intestinais, nem sempre é fácil determinar com precisão as causas do referido problema. Nesses casos, é pertinente a realização de exames que sejam capazes de obter o máximo de informações acerca do bezerro, averiguando assim o tipo de alimentação e até mesmo o ambiente onde ele habita. Dessa maneira, é possível ter uma noção mais ampla do problema e assim encontrar as maneiras adequadas para a realização do tratamento.
Uma das maneiras para efetuar a identificação do problema é levar em consideração a quantidade de animais que podem estar a apresentar os desconfortos abdominais. Sendo assim, é necessário ficar atento a alguns indícios, tais como comportamento inquieto, levantar e deitar de forma repentinamente, coicear e até se rolar pelo chão.
Em determinados casos a cólica não apresenta gravidade e é ocasionada devido a gases, já em outras ocasiões a situação exige mais cuidados e pode solicitar até mesmo uma intervenção cirúrgica.
Causas e características das cólicas em bezerro
As características mais comuns de um bezerro que está sendo acometido por uma cólica levam em conta a temperatura dele, que pode se apresentar acima do normal. Além disso, há outros fatores que devem ser levados em conta, tais como a regularidade dos batimentos, a frequência respiratória, a dificuldade do animal se manter em pé e a desidratação também são indícios, assim como a distensão abdominal.
A idade do bezerro também é um fator de risco para o surgimento de problemas intestinais e o possível surgimento da cólica. Esse transtorno acontece normalmente durante os primeiros dois meses de vida do animal, que é justamente a etapa de transição entre a amamentação e a dieta adulta. Os desconfortos no abdômen são frequentes durante esse estágio de vida do bezerro e, portanto, podem dificultar um diagnóstico mais preciso.
As causas mais comuns para o surgimento das cólicas no bezerro dizem respeito a um possível problema no cólon, que dificulta o processo de digestão e até mesmo dificuldade para defecar. Além disso, má formação no reto e infecção no abdômen também são causas para esse problema.
Prevenção
A prevenção para a cólica consiste em exames feitos de forma periódica, bem como estar atento para fornecer uma alimentação mais saudável para os animais.


PECUÁRIA FORTE TV
18 de junho de 2025
18 de junho de 2025
18 de junho de 2025
