Começa período de confinamento para a engorda de bovinos no Tocantins

Confinamento | 26 de maio de 2014

Fazenda JM IIIO período de confinamento do rebanho bovino para corte começou no Tocantins. Os meses de confinamento vão de maio a dezembro, juntamente com o período de estiagem, para os produtores de gado de corte nas regiões de Araguaína, Colinas, Gurupi e demais regiões criadoras de gado de corte.

De acordo com o diretor da Cooperativa dos Produtores e Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), Tarcísio Goiabeira, está previsto o confinamento de cerca de 40 mil cabeças para este ano com os cooperados. “O confinamento do rebanho para a engorda em período de estiagem já iniciou neste mês prevendo o ganho de peso para o rebanho”, explicou,

Ainda segundo Goiabiera, o confinamento consiste no Sistema de Produção Integrada (SPI) com o manejo e sanidade, que traz a garantia da qualidade dos animais para o abate. Os animais são criados em lotes, onde são alimentados e tratados em piquetes ou currais fechados, evitando que os animais percam peso, e consequentemente o valor no mercado.

O engenheiro agrônomo e assessor da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária, Corombert Leão, comenta que o sistema de confinamento apresenta várias vantagens para o pecuarista. “O produtor que utiliza o confinamento para o seu rebanho terá benefícios na reserva do pasto, que estará se fortalecendo no período em que o gado está confinado. Quando o pasto estiver renovado, ele poderá colocar mais cabeças. Outra vantagem será a redução de gastos com o manejo do gado no período de confinamento”, diz.

O sistema de confinamento é vantajoso também para o Estado, explica Leão, porque ganha com o volume de carne para a exportação neste período. “Enquanto outros produtores vendem o rebanho só para cria, os que investem em confinamento continuam vendendo o produto final”, comentou. (Fonte: http://surgiu.com/n/154326)

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!