Como cuidar dos cascos de cavalos?

Equinos | 9 de agosto de 2016

Cuidar dos cascos de cavalos é essencial para evitar problemas como rachaduras e inflamações que podem se tornar mais graves para a saúde do animal. No caso da rachadura, essa pode aparecer nos cascos pelas mais diversas causas, como doenças ou problemas relacionados à nutrição animal. Por isso mesmo, se o casco do seu cavalo estiver rachado, o ideal é, antes de qualquer coisa, contar com o auxílio de um profissional veterinário.

Caso as rachaduras não tenham se desenvolvido a partir de uma doença ou déficit nutricional, outras causas comuns do problema são os ambientes secos ou úmidos demais. Sobretudo, é essencial verificar a causa do aparecimento das rachaduras para saber qual é o tratamento adequado para o problema. Se a causa for o ambiente, por exemplo, não vai adiantar nada tratar das rachaduras, considerando-se que elas irão reaparecer se esse ambiente continuar com as mesmas características.

cascocavaloNo entanto, o problema normalmente está associado ao déficit na nutrição dos cavalos. Os cascos funcionam no animal da mesma forma que as unhas nos seres humanos. Por isso mesmo, a falta de nutrientes e de uma alimentação adequada são fatores que contribuem para o surgimento das rachaduras. Se esse for o caso dos seus animais, converse com o veterinário que analisou os cavalos para verificar o que deve ser acrescentado à nutrição animal (vitaminas, minerais etc.).

Como forma de prevenir a rachadura também é de extrema importância cuidar, de forma periódica, dos cascos dos cavalos. Isso quer dizer que você deve realizar a higiene dos cascos com frequência. Para limpar os cascos, aproxime-se do cavalo e, antes de começar a realizar a higiene, certifique-se de fazer um contato na parte superior do animal – essa é uma medida de segurança para evitar coices e pulos, que acontecem quando o cavalo se assusta.

No tratamento das rachaduras, normalmente são utilizadas pastas específicas, que são passadas diretamente na região afetada. Essa pasta é uma solução, em especial, para ambientes muito secos ou úmidos, já que ela ajuda a preservar a umidade natural do casco e, ao mesmo tempo, impede que a umidade externa penetre nos cascos.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!