Como cuidar dos chifres de bovinos?

Negócios | 29 de junho de 2016

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os chifres nos bovinos não são apenas meros adereços, bem como não possuem como uma maneira para atacar e se defenderem. Na verdade, os chifres contam membranas que possuem relação com os seus respectivos aparelhos digestivos e, dessa maneira, a remoção deles pode acarretar uma série de transtornos de saúde para o animal.

Ainda que muitos criadores prefiram retirar os chifres dos bovinos com o intuito de efetuar a proteção das pessoas no ambiente e também evitar que os próprios animais se firam uns com os outros, é importante salientar que os chifres possuem a sua importância e, inclusive, devem ser cuidados.

Vale salientar até que a remoção do chifre, em determinados casos, pode levar uma vaca leiteira ao óbito.

Cuidados adequados

Os cuidados pertinentes aos chifres dos animais dizem respeito ao seu tratamento, tais como limpeza. Porém, antes de efetuar o processo de higiene propriamente dito, é bom levar em conta antes o ambiente em que os animais são criados. Nesse caso, para garantir a segurança do gado, é válido mantê-los em ambientes com bastante espaço, pois o confinamento em ambientes de espaço limitado é um fator estressante e pode acarretar irritação neles, causando assim contatos excessivos e ferimentos por causa dos próprios chifres.

Se na fazenda existe a criação de gado de corte, por exemplo, é pertinente mantê-los afastados do gado leiteiro que possui chifres.

chifre-cuidadosA respeito dos cuidados com os chifres das vacas leiteiras é válido salientar que eles devem passar por um processo de lavagem regular. A higienização deles deve ocorrer, pelo menos, uma vez por mês. Além disso, convém destacar que durante o processo de limpeza deve ser utilizada água morna juntamente com um pano suave. A utilização de sabão, detergente ou algum produto semelhante deve ser evitada, visto que pode acarretar danos para a saúde do animal.

Além disso, é pertinente salientar que os chifres dos animais devem ser aparados regularmente por veterinários. Esse processo impede que os chifres se desenvolvam em demasia, bem como evitam possíveis quebras.

Caso o chifre de algum animal venha a se quebrar, é necessário entrar em contato com o veterinário para o reparo ser efetuado o mais rápido possível.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!