Como evitar a diarreia em bezerros?

Guia de Doenças | 9 de maio de 2016

Na criação de gado, um dos transtornos mais comuns que acomete a saúde dos animais, especialmente dos bezerros, é a diarreia. Esse problema pode ser causado por uma série de fatores, entre eles está a alimentação concentrada, a má qualidade da alimentação, alteração brusca no manejo alimentar ou até pela fragilidade imunológica do organismo do animal. Apesar de ser uma das causas de morte mais comuns entre os bezerros, a diarreia pode ser evitada.

Na maioria das vezes, as diarreias fatais ocorrem nas primeiras duas semanas de vida do animal. Após os bezerros adquirirem mais resistência, a susceptibilidade de ocorrência sofre uma redução.

Entre os sintomas da diarreia no animal, é possível notar que as fezes deles apresentam cinco a dez vezes mais água do que um bezerro saudável. Em determinados momentos, até mesmo muco e sangue pode ser detectado nos excrementos dos bezerros adoentados.

Caso não seja tratada e a doença progredir, alguns sintomas podem aparecer, tais como perda do apetite, extremidades do corpo se tornam frias, levanta com dificuldade, indisposição, olhos fundos e pelos eriçados.

De forma geral, os bezerros apresentam um bom apetite. Um bezerro com pouca ou nenhuma disposição para se alimentar é um indício de que algo de anormal está a ocorrer com o seu organismo.
Entre os indícios que podem apontar para um possível surgimento da diarreia estão o focinho seco, temperatura retal elevada (em torno dos 39 graus) e muco de aparência pastosa excretado pelas vias nasais.

Como evitar a diarreia

O bezerro que está acometido pela diarreia bovina pode ter 10% do seu peso reduzido.

Entre outros métodos de prevenção é possível citar a aplicação de vacinas de vacas prenhes, para que a resistência à bactéria seja transmitida ao bezerro por meio do colostro.
Outro método também para a prevenção é o manejo adequado dos alimentos, sempre em horários regulares, sem excesso e com utensílios e ambiente devidamente higienizados.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!