Conceitos básicos sobre a correta alimentação de ovinos

Negócios | 1 de setembro de 2017

Ovinos podem ser criados livres e totalmente a pasto por serem animais herbívoros ruminantes. Porém, as pastagens apresentam certa deficiência de alguns minerais. Essa carência nas pastagens pode resultar na perda de produtividade nos animais, diminuição do crescimento, baixo desempenho no ganho de peso, queda na fertilidade e imunossupressão em casos mais severos.

É muito importante nos atentar ao fornecimento correto de uma boa nutrição aos ovinos, que são animais com necessidades específicas. O fornecimento de suplemento fora da especificação para ovinos, vai prejudicar funções do organismo, como por exemplo, locomoção, respiração, digestão e circulação, impedindo um desempenho favorável dos animais.

Um dos minerais necessários na dieta dos ovinos é o Iodo (I). A falta desse micro mineral na alimentação do rebanho afeta a produção de hormônios da tireoide, resultando em Bócio Endêmico, caracterizado por um aumento de volume na região submandibular do animal. Já o mineral cobre (Cu), em doses elevadas, causa um processo de intoxicação aos animais, a Cuprose. Por isso nunca devemos fornecer um suplemento mineral de bovinos para ovinos.

Em relação as parasitoses em ovinos, o verme de maior ocorrência e de maior impacto na produtividade (kg de carcaça/hectare ano), é o Haemonchus contortus, que também causa um aumento de volume na região submandibular (papeira). Para auxiliar no controle das verminoses em ovinos, a Real H formulou o VERM 100, medicamento homeopático que não possui contraindicações e não deixa resíduos, e deve ser fornecido misturado nas rações ou via suplemento.

Os resultados do uso de VERM 100 demonstram controles efetivos das parasitoses, tanto em animais adultos como em jovens. Isso pode ser visto no quadro ao lado (monitoramento mensal via OPG – ovos/grama de fezes). Trabalho em ovelhas lactantes na Unicentro em Guarapuava – PR. Aos 90 dias já com diferença estatística.

Em caso de dúvidas consulte um Médico Veterinário ou  Real H.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!