Conversão alimentar e ganho de peso

Confinamento | 4 de maio de 2016

Fazenda JM III

A terminação de bovinos em confinamento possibilita destinar mais animais para abate por ano, aumentando os ganhos em produtividade. A possibilidade de ganhos na valorização da @ de boi magro para boi gordo, melhor acabamento, aumento do rendimento de carcaça e redução da lotação das pastagens na época seca, são pontos que tornam a engorda em confinamento atrativa para o pecuarista.

Sob o ponto de vista biológico, a eficiência é traduzida pela conversão alimentar, que refere-se ao quanto de alimento é ingerido (na base matéria seca) para que o animal ganhe um quilo de peso vivo.

 Por exemplo:

 Se em um lote de animais a ingestão média de matéria seca (MS) for de 10,5 kg durante o período de confinamento e o ganho de peso obtido for de 1,25 kg/dia, a conversão alimentar será de 8,4 kg de MS/kg de ganho. Se em outro lote o ganho de peso for de 1,10 kg/dia para o mesmo consumo e dieta, a conversão alimentar será de 9,5 kg de MS/kg de ganho, ou 13% maior.

Do ponto de vista econômico, a eficiência pode ser avaliada pelo custo do ganho de peso ou em termos mais práticos, pelo custo da @ engordada.

O ganho de peso, a conversão alimentar e o custo da dieta são os fatores determinantes da eficiência econômica. Quanto melhor for à conversão alimentar para uma mesma dieta, menor será o custo da @ engordada.

Para isso, redução do estresse, melhora na conversão alimentar e eficiência no ganho de peso são obtidos com a utilização do Homeobase Convert H.

 Protocolo sugerido:

Sistema Estensivo: mínimo de 10g/cab/dia

Sistema intensivo: mínimo 60g/cab/dia

Para mais informações consulte  departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!