Cursos de biotecnologia da Embrapa continuam com inscrições abertas

Girolando | 3 de agosto de 2012

Ainda há vagas para os dois cursos que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) promove em setembro no Campo Experimental Sucupira, em Brasília (DF). Ambos são voltados a médicos veterinários e profissionais das áreas de Biotecnologia, Biologia, entre outras relacionadas, e têm como objetivo capacitar os participantes em duas tecnologias de ponta da área de biotecnologia da reprodução animal: produção in vitro de embriões bovinos e aspiração folicular em bovinos. A data-limite para se inscrever em qualquer um dos cursos é o dia 4 de setembro.

Os dois cursos são coordenados pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Margot Dode. Confira outras informações dos cursos:

  • Produção in vitro de embriões bovinos – 10 a 14 de setembro de 2012:

O curso tem como objetivo capacitar os participantes na técnica de produção in vitro de embriões, a partir de aulas práticas e teóricas sobre procedimentos de maturação ovocitária, fecundação in vitro e cultivo embrionário in vitro, entre outros. O conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas sobre: conceitos gerais da fisiologia ovariana bovina (ovogênese e foliculogênese); noções gerais da produção in vitro de embriões; maturação ovocitária; conceitos básicos da fecundação; métodos para obtenção de espermatozoides viáveis para a fecundação in vitro; seleção de espermatozoides sexados; seleção de ovócitos; maturação in vitro, preparação de espermatozoides; fecundação in vitro; cultivo embrionário; criopreservação de ovócitos e embriões PIV; preparação de espermatozoides; avaliação de embriões e criopreservação, entre muitos outros tópicos.

  • Aspiração folicular em bovinos – 17 a 20 de setembro de 2012:

O curso visa treinar os participantes na técnica de aspiração folicular orientada por ultrassonografia (OPU) e também na procura e classificação dos ovócitos recuperados. O conteúdo programático do curso é composto de aulas práticas e teóricas sobre morfofisiologia ovariana; aspectos básicos da produção in vitro de embriões (PIV); seleção de ovócitos; equipamentos e infraestrutura necessários para OPU; princípios de funcionamento dos equipamentos de OPU; preparo dos materiais e meios para OPU; apresentação dos equipamentos para OPU e seleção dos ovócitos; treinamento da técnica de OPU em peças de abatedouro; treinamento de seleção e classificação de ovócitos; fatores mecânicos que afetam a eficiência da OPU; fatores biológicos que afetam a eficiência da OPU; protocolos e frequência de colheita (aspirações); protocolos hormonais para OPU; preparação de doadoras de ovócitos; riscos associados à OPU; treinamento na técnica de OPU; treinamento na busca e seleção de ovócitos; manipulação de ovócitos; avaliação de ovócitos; cuidados para envio para o laboratório; transporte; custos do processo; aspectos comerciais da OPU/FIV; treinamento na técnica de OPU e treinamento de busca e seleção de ovócitos.

As inscrições estão abertas e se encerram no dia 04 de setembro. Informações no site: www.cenargen.embrapa.br/cursos/ ou pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

 

Fonte: Embrapa

Revisado e alterado por Ass. Imprensa Real H

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!