
Desafios Com a Reprodução na Pecuária Leiteira
Guia de Doenças | Pecuária de Leite | Reprodução | 21 de agosto de 2020A pecuária leiteira é uma atividade bastante desafiadora. Um dos principais pontos a se observar para garantir o seu sucesso é a reprodução. Produzir um bezerro por ano, tendo 10 meses de lactação e dois meses de período seco é o senário ideal, porém, muitas vezes difícil de ser alcançado.
Dentre os fatores que podem influenciar na reprodução está a escolha da técnica que mais se adeque a realidade da propriedade. São elas:
Monta natural: nesta técnica deve-se verificar se o touro tem boa genética, se não tem problemas sanitários, se apresenta boa libido e produção espermática adequada.
Inseminação Artificial (IA): é uma técnica já bastante conhecida e utilizada. Para o sucesso do procedimento é preciso mão de obra qualificada, utilizar sêmen de boa qualidade e a correta detecção do cio, pois um dos maiores desafios da técnica, está justamente aí. É preciso ficar atento aos sinais que a vaca apresenta quando está no cio, para que a inseminação seja feita no momento exato, aumentando assim as chances de prenhes.
Inseminação Artificial a Tempo Fixo (IATF): para o otimizar o serviço muitas propriedades tem utilizado a Inseminação Artificial a Tempo Fixo, que também requer mão de obra qualificada, tanto para o procedimento quanto para o preparo dos animais. A vantagem da IATF é que se sabe qual o momento exato pata a inseminação.
Para auxiliar na reprodução de bovinos nas diferentes técnicas reprodutivas, a Real H desenvolveu uma linha específica para a reprodução. Um dos produtos de destaque da linha reprodutiva é o Pró-Cio, indicado para o tratamento da infertilidade de vacas, búfalas, éguas, jumentas, cabras, ovelhas, porcas e javalinas.
Ele pode ser utilizado para prevenir o Anestro destas espécies em diferentes técnicas de reprodução (inseminação artificial, inseminação artificial em tempo fixo, supervovulação e transferência de embriões, além, é claro, da monta natural).
O objetivo deste produto é promover o cio fértil, ou seja, a ovulação. Para o sucesso da reprodução outros fatores importantíssimos devem ser considerados, como uma nutrição adequada, que forneça a quantidade de energia necessária para a manutenção, produção e reprodução do animal.
O estresse térmico, também é uma situação que deve estar sob controle, pois pode influenciar na produção e reprodução dos animais.
Quando uma vaca apresenta falhas de concepção, retornos ao cio, aborto, etc, é preciso verificar se há alguma doença que possa estar levando a este quadro. Além disso, o produtor deve ficar atento as vacinas para prevenção de doenças reprodutivas.
Em caso de dúvidas consulte um médico veterinário.
Para adquirir os produtos Real H entre em contato através do telefone (67) 3028-9000 ou em www.realh.com.br.


PECUÁRIA FORTE TV
Resultados que traduzem mais de 10 anos de parceria na Granja Sem Limites
Uma comemoração especial ao Dia Internacional da Mulher no Grupo Real #diainternacionaldamulher
Dia 8 de março, dia Internacional da Mulher
