Vaca com dois bezerros

Desafios Com a Reprodução na Pecuária Leiteira

Guia de Doenças | Pecuária de Leite | Reprodução | 21 de agosto de 2020

A pecuária leiteira é uma atividade bastante desafiadora. Um dos principais pontos a se observar para garantir o seu sucesso é a reprodução. Produzir um bezerro por ano, tendo 10 meses de lactação e dois meses de período seco é o senário ideal, porém, muitas vezes difícil de ser alcançado.

Dentre os fatores que podem influenciar na reprodução está a escolha da técnica que mais se adeque a realidade da propriedade. São elas:

Monta natural: nesta técnica deve-se verificar se o touro tem boa genética, se não tem problemas sanitários, se apresenta boa libido e produção espermática adequada.

Inseminação Artificial (IA): é uma técnica já bastante conhecida e utilizada. Para o sucesso do procedimento é preciso mão de obra qualificada, utilizar sêmen de boa qualidade e a correta detecção do cio, pois um dos maiores desafios da técnica, está justamente aí. É preciso ficar atento aos sinais que a vaca apresenta quando está no cio, para que a inseminação seja feita no momento exato, aumentando assim as chances de prenhes.

Inseminação Artificial a Tempo Fixo (IATF): para o otimizar o serviço muitas propriedades tem utilizado a Inseminação Artificial a Tempo Fixo, que também requer mão de obra qualificada, tanto para o procedimento quanto para o preparo dos animais. A vantagem da IATF é que se sabe qual o momento exato pata a inseminação.

Para auxiliar na reprodução de bovinos nas diferentes técnicas reprodutivas, a Real H desenvolveu uma linha específica para a reprodução. Um dos produtos de destaque da linha reprodutiva é o Pró-Cio, indicado para o tratamento da infertilidade de vacas, búfalas, éguas, jumentas, cabras, ovelhas, porcas e javalinas.

Ele pode ser utilizado para prevenir o Anestro destas espécies em diferentes técnicas de reprodução (inseminação artificial, inseminação artificial em tempo fixo, supervovulação e transferência de embriões, além, é claro, da monta natural). 

O objetivo deste produto é promover o cio fértil, ou seja, a ovulação. Para o sucesso da reprodução outros fatores importantíssimos devem ser considerados, como uma nutrição adequada, que forneça a quantidade de energia necessária para a manutenção, produção e reprodução do animal.

O estresse térmico, também é uma situação que deve estar sob controle, pois pode influenciar na produção e reprodução dos animais.

Quando uma vaca apresenta falhas de concepção, retornos ao cio, aborto, etc, é preciso verificar se há alguma doença que possa estar levando a este quadro. Além disso, o produtor deve ficar atento as vacinas para prevenção de doenças reprodutivas.

Em caso de dúvidas consulte um médico veterinário.

Para adquirir os produtos Real H entre em contato através do telefone (67) 3028-9000 ou em www.realh.com.br.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!