DIARREIA EM BEZERRAS

Girolando | Pecuária de Leite | 13 de dezembro de 2019

A diarreia em bezerras leiteiras é bastante frequente, ocorrendo principalmente nas quatro primeiras semanas de vida do animal. O problema pode se tornar tão intenso que em algumas propriedades chega a atingir 100% dos animais recém-nascidos. Os quadros de diarreia causam diversos prejuízos para o produtor, que vão desde custos com tratamentos, atraso no desenvolvimento dos animais afetados e até mesmo a perda de animais.

As diarreias são manifestações complexas que podem estar relacionadas a diversas causas como: presença de agentes infecciosos, má nutrição, manejo etc. Um dos principais fatores de predisposição ao problema é a falha no fornecimento de colostro, ocorrendo assim diminuição na transmissão de anticorpos maternos.

Outros fatores que contribuem para a ocorrência de diarreia estão relacionados à falta de higiene das instalações e utensílios, aglomeração de animais de diferentes faixas etária, fornecimento de alimento de má qualidade e o aleitamento de bezerras em horários e quantidades inadequadas.

Os animais com diarreia apresentam distúrbios que, dependendo da intensidade, podem ocasionar até sua morte. Dentre estes distúrbios, podemos destacar a desidratação, pois os animais com diarreia têm uma perda de água nas fezes que é cerca de 18 vezes maior que o normal. Ocorre também diminuição de sódio sérico e excesso de potássio (hiperpotassemia), hipoglicemia e acidose metabólica.

Os tratamentos convencionais normalmente incluem o uso de antimicrobianos, eletrolíticos e repositores de flora. É muito importante manter os animais com diarreia hidratados.

Para diminuir a ocorrência de diarreia entre as bezerras é necessário que alguns cuidados sejam tomados como: promover uma boa colostragem nas primeiras horas de vida do animal garantindo assim a transmissão de imunidade passiva via colostro, a involução adequada do cordão umbilical, pois o umbigo é uma porta de entrada para agentes infeccioso, promover a nutrição adequada e a manutenção do animal em local confortável e com boa higiene.

Dia 100 | Medicamento Real H para cura da diarreia

Ferramenta de grande eficácia no controle das diarreias é o produto Dia 100, um gel totalmente homeopático desenvolvido pela Real H e que pode ser fornecido desde o primeiro dia de vida do animal, sem riscos de intoxicação ou efeitos colaterais.

O Dia 100 age como preventivo de diarreias em animais jovens e como curativo nos quadros iniciais de diarreia. O produto deve ser administrado diretamente na boca do animal.

Em casos de dúvidas consulte a Real H ou um médico veterinário.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!