Dica técnica – Dermatobiose em bovinos

Girolando | 18 de janeiro de 2016

DICA TÉCNICA 32O berne é uma ectoparasitose causada pela larva da mosca Dermatobia hominis, comum no Brasil. Os danos causados aos animais são decorrentes da fase parasitária com o desenvolvimento de nódulos subcutâneos (processo inflamatório), irritação (dor e desconforto), infecções secundárias bacterianas (abscessos) e sangramentos (bicheiras).

As perdas estão relacionadas à redução no ganho de peso, diminuição da produção leiteira, gastos com mão de obra, medicamentos, desvalorização do couro e predisposição a outras doenças, bem como às bicheiras. As perdas anuais em função desse parasito são de aproximadamente 250 milhões de dólares.

Estudos da EMBRAPA relatam que animais com 20 a 40 bernes podem perder de 9 a 14% de peso e os couros, com 10 a 20 perfurações em sua região nobre, perdem de 30 a 40% do seu valor comercial. Calculando uma infestação média anual de 20 bernes, com uma perda de 19,7 kg/animal/ano, a perda total nos cerrados seria de 1,3 milhões de toneladas de peso vivo.

*Protocolo sugerido:

Homeobovis Parasit 100: 10 a 15g/cab/dia (*avaliar o desafio).

Homeobovis Couromax: 20g/cab/dia (*avaliar o desafio).

*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!