Dica técnica – Desafios e dicas importantes sobre a eficiência na criação de bezerras – PARTE I
Girolando | 29 de fevereiro de 2016Em sistemas de produção de bovinos leiteiros a criação de bezerras na fase compreendida do nascimento ao desaleitamento, exige práticas de manejo eficientes e muitos cuidados. O período neonatal (até 28 dias de idade) é a fase mais crítica representando cerca de 80% das perdas durante o primeiro ano de vida.
Dentre os fatores de produção mais importantes e críticos destacam-se: cuidados com as vacas antes do parto, o fornecimento do colostro, a cura do umbigo, o fornecimento da dieta líquida e o desenvolvimento do rúmen. Os manejos sanitário, nutricional e ambiental adequados são fundamentais para produção eficiente de bezerras possibilitando minimizar a mortalidade e perdas de animais e maximizar a lucratividade, tanto na reposição de matrizes do rebanho como na comercialização de machos para reprodução e abate.
O estabelecimento de um sistema de cria e recria eficiente ainda é um desafio para a maioria dos produtores. Se de um lado as bezerras devem receber alimentação e manejo adequados para que possam atingir o peso ideal à primeira cobertura e iniciarem a sua vida produtiva o mais cedo possível, de outro lado está o fator econômico. É necessário, portanto, buscar o equilíbrio entre economicidade e idade precoce ao parto.
COMENTÁRIOS
PECUÁRIA FORTE TV
Parceria de Sucesso Real H | José Feliciano | Rodeio Agronegócios
Podcast Real H | Com Alegria, Ela Luta Bravamente Contra o Câncer
Raízes Pantaneiras: Cultura, Tradição e Evolução Genética