MASTITE FUNGICA: VILÃ OPORTUNISTA CAUSADORA DE INÚMEROS PREJUÍZOS

Girolando | 14 de dezembro de 2015

dicatecnica.jpgParte I: Atualmente, o estudo das micoses nos animais e no homem adquire uma importância cada vez maior devido ao fato de que muitas espécies de leveduras, fungos leveduriformes e filamentosos, anteriormente consideradas não patogênicas, têm atuado como agentes oportunistas, causando enfermidades nos hospedeiros.

Este tipo de mastite ocorre sob a forma de surtos de casos clínicos, sejam isolados ou em vários animais, geralmente de curta duração, frequentemente com manifestação aguda e com maior concentração nos momentos do pré e pós-parto imediato.  As principais espécies fúngicas associadas à mastite pertencem aos gêneros Candida Cryptococcus.

A maioria dos casos de mastite ocorre por via ascendente, com a penetração dos microrganismos via canal do teto, durante ou entre as ordenhas, assim como durante a administração intramamária de antibióticos. O uso de antimicrobianos por um período prolongado é apontado como o principal fator que favorece a ocorrência de mastite micótica, por afetar a microbiota que atua, quando em equilíbrio, como defesa natural do animal.

Devido ao fato de as leveduras serem encontradas em uma grande variedade de substratos, como, por exemplo, no epitélio da glândula mamária, nos tetos, nas mãos dos ordenhadores, no solo e na agua, a possibilidade de ocorrência da doença aumenta quando está aliada à contaminação ambiental e à falta de higiene na ordenha e nos equipamentos.

*Protocolo sugerido:

Homeobase Convert H: 50 a 100g/cab/dia (*avaliar o desafio).

Homeobase Convert H Leite: 50 a 200g/cab/dia (*avaliar o desafio).

*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!