Diferencial na Produção de Bovinos: NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Confinamento | 27 de abril de 2012

Quando o assunto é Pecuária o Brasil se destaca no cenário mundial, porém, mesmo apresentando condições favoráveis para a produção de bois a pasto, todos os anos as propriedades brasileiras sofrem com os efeitos da sazonalidade, com variações climáticas que interferem diretamente na qualidade e disponibilidade das forrageiras, base da alimentação do rebanho, responsável pelo desempenho animal e, consequentemente pela lucratividade do pecuarista.

A nutrição animal é um dos elos importantes para a sustentação da cadeia produtiva de carne. A menor disponibilidade de forragem e a redução dos teores de minerais e proteínas tem como consequência a perda de peso e o atraso na idade de abate, e gera sérios prejuízos ao produtor rural. Desta forma, a Suplementação torna-se uma das principais alternativas para assegurar aos animais o suprimento de suas necessidades diárias.

Nos últimos anos, intensificaram-se estudos sobre alimentos que apresentam em sua formulação componentes extras ou introduzidos, que além de suprirem as necessidades minerais ou nutricionais diárias, são responsáveis por outros efeitos benéficos à saúde do animal. Esses alimentos são conhecidos como “alimentos funcionais”.

Pode-se definir como “Alimento Funcional” aquele que, além de cumprir seu papel principal de nutrição básica, atendendo as exigências nutricionais para manutenção do organismo, ao mesmo tempo é capaz de estimular uma ou mais funções orgânicas.

“O alimento funcional é muito importante para o rebanho, pois além de cumprir seu papel principal de nutrição, contribui para melhorar o Bem Estar, a Produtividade e ainda reduz os riscos do aparecimento de surtos e enfermidades”, afirma a Médica Veterinária Rosane Mongenot Mascarenhas, do Departamento Técnico da Real H. A empresa conta com linhas completas de suplementos, rações e proteinados que podem receber em sua composição o diferencial da Homeopatia, caracterizando o suplemento como alimento funcional.

Através do uso da chamada “Homeopatia Populacional” os suplementos aditivados com os complexos homeopáticos induzem melhorias na atividade ruminal e absorção intestinal. Estes fatos proporcionam melhoria das taxas de Conversão e Eficiência alimentar. Os suplementos minerais produzidos pela empresa são especialmente formulados a cada espécie de animal, e podem receber incorporações com produtos homeopáticos para obter máximo desempenho.

Para os bovinos, por exemplo, alguns produtos da linha nutrição são incorporados com o Homeobase Convert H, complexo homeopático que favorece o Anabolismo, melhorando a Conversão Alimentar, a Fertilidade, e o ganho de peso ao reduzir a resposta dos animais ao ambiente estressante. Além disso, conforme as necessidades e desafios da propriedade, outros medicamentos homeopáticos podem ser adicionados para atuar na prevenção de doenças, melhor convivência em situações estressantes, permitindo, mesmo na adversidade, que os rebanhos melhorem sua produtividade.

A Nutrição da Real H prima por formular de modo a que o equilíbrio da Relação Ca/P (cálcio/fósforo), seja o mais adequado ao rebanho. Para isto, o Departamento Técnico, sempre que necessário, realiza levantamentos e análises das pastagens do próprio cliente, visando ajustar ao máximo a fórmula mineral à realidade do produtor.

O mercado consumidor está mais atento aos sistemas de produção, e quer ter certeza da procedência e da qualidade do que está consumindo, fato que aumenta a preocupação em relação aos alimentos de origem animal.

A desconfiança das pessoas com a possibilidade de contaminações dos produtos finais (carne, leite e seus derivados), decorrentes do uso incorreto de alimentos com propriedades funcionais (antibióticos, aditivos, enzimas etc.) na dieta de bovinos, se torna muito evidente, tornando necessário o emprego de técnicas modernas e seguras, preferencialmente naturais, que contemplem os benefícios esperados e favoreçam a cadeia como um todo.

O emprego de medicamentos complexos homeopáticos via suplementos e rações pode se enquadrar neste conceito, desde que atenda às normas vigentes e que passe pelo maior critério, a aprovação pelos produtores rurais.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Caso de Sucesso Fazenda Tabatinga

    Visite o Estande da Real H na Expogrande 2024

    9 de abril de 2024

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!