cavalo ao lado de um jumento diferença

Entenda a diferença entre cavalo, jumento, burro, jegue e besta

Guia de Raças | 5 de abril de 2017

É muito comum ver jumentos, burros e cavalos em todas as regiões do Brasil, mas mesmo assim, muita gente não sabe diferenciar esses animais e também desconhecem que fazem parte de três espécies distintas. Por exemplo, você sabia que jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal? Para entender as diferenças, saiba quais são as características de cada espécie.

Os jumentos e jumentas são asininos, já o cavalo (macho) e a égua (fêmea) são equinos, enquanto que os burros e as mulas (bestas) são muares.

A cruza do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus) gera o burro, se for macho e mula (besta), se for fêmea. A cria do cruzamento de um cavalo com uma jumenta se chama bardoto. Esses muares (burros e mulas) são animais híbridos e não se reproduzem, pois são frutos de duas espécies diferentes.

Genética

Esses animais são estéreis porque os equinos têm 64 cromossomos e os asininos só 62, gerando assim um filhote de 63 cromossomos. Quando um animal tem cromossomos em número ímpar, isso resulta em uma alteração na meiose o que dificulta a viabilidade da reprodução.

Jumento x Burro

os tresAmbos são bem resistentes e por isso são considerados como animais de carga. Uma das principais diferenças físicas entre eles é o tamanho das orelhas, as dos jumentos são bem maiores.

Mulas e burros são mais altos que os jumentos. O porte depende do tamanho da égua mãe, porém costuma ser mais de 1,5 metros. Em relação a pelagem, o jumento é mais peludo, podendo ter a pelagem acinzentada, preta ou branca, enquanto que a dos burros e das mulas é baixa como a dos cavalos.

Diferenças

Os jumentos (asininos) são pequenos, com pescoço grosso e curto, pelos cinza e uma cruz na linha dorsal. Os cavalos têm pelagem curta, específica de equinos, pescoço alongado e cabeça bem definida. Os animais híbridos, no caso do burro, cruzamento da égua com jumento, nascem com características físicas mais parecidas com o jumento. Se for bardoto, cruzamento de uma jumenta com cavalo, o filhote nascerá com características do cavalo.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!