Estudo comprova que maior frequência no resfriamento das vacas promove benefícios na produção de leite

Girolando | 10 de agosto de 2012

Um estudo conduzido pelo Instituto de Ciência Animal em Israel indicou que resfriar as vacas com ventiladores e aspersores em uma maior frequência aumenta a ingestão, a produção de leite e o tempo de ruminação. As descobertas do estudo foram publicadas na edição de julho de 2012 do Journal of Dairy Science.

Esse estudo envolveu 42 vacas holandesas divididas em dois grupos de tratamento e mantidas em estábulos abertos. Cada grupo foi submetido a diferentes esquemas de resfriamento. As vacas foram movidas para área de retenção da sala de ordenha por 45 minutos em sessões de resfriamento que alternaram entre 30 segundos de chuveiro e 4,5 minutos de ventilação sem água. Um grupo recebeu esse tratamento cinco vezes por dia, enquanto outro grupo recebeu o tratamento oito vezes por dia.

Ao final do estudo de quatro semanas, os resultados indicaram que o resfriamento de vacas feito de forma mais frequente aumentou o conforto. Como resultado, as vacas gastaram mais tempo descansando do que aquelas com menos sessões de resfriamento. Além disso, as vacas que foram resfriadas oito vezes produziram em média 7,7 libras (3,5 quilos) por dia a mais de leite do que as que tiveram cinco sessões. A ingestão de matéria seca foi 9,3% maior e a produção de leite foi 9,6% maior para as vacas que receberam mais sessões de resfriamento.

Portanto, em períodos de calor e umidade extremos, pode valer a pena investir tempo, trabalho e energia elétrica para fornecer sessões mais frequentes de resfriamento do rebanho leiteiro.

Reportagem da Hoard’s Dairyman, traduzida e adaptada pela MilkPoint

Revisada por Ass. Imprensa Real H

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!