Estudo sobre o Desempenho de Novilhos Confinados com Uso de Homeopatia Real H

Confinamento | 19 de janeiro de 2015

Fazenda JMMikael Neumann¹ Fabiano Marafon²

¹  Engº Agrº, Dr., Prof. do Curso de Mestrado em Agronomia na Área de Produção Vegetal da UNICENTRO-PR. E mail: mikaelneumann@hotmail.com

²  Graduando em Medicina Veterinária da UNICENTRO.

Resumo: O experimento se desenvolveu nas instalações do Núcleo de Produção Animal (Nupran) do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais da UNICENTRO, em Guarapuava, PR. Utilizou-se no experimento 16 novilhos inteiros, cruza Charolês, provenientes de mesmo rebanho, com idade média de 12 meses, peso vivo médio inicial de 323 kg com desvio padrão de 5 kg.

O objetivo do trabalho foi a avaliação do consumo diário de matéria seca e o desempenho de novilhos terminados em confinamento utilizando diferentes dietas: T1 – dieta 100% concentrado (80% milho grão inteiro + 20% núcleo protéico) ad libitum com homeopatia (100g/dia de CONVERT H®); T2 – dieta 100% concentrado (80% milho grão inteiro + 20% núcleo protéico) ad libitum sem homeopatia; T3 – dieta com silagem de milho planta inteira ad libitum + concentrado (5,5 kg/animal/dia) com homeopatia (100g/dia de CONVERT H®); T4 – dieta com silagem de milho planta inteira ad libitum + concentrado (5,5 kg/animal/dia) sem homeopatia.

De maneira geral, os dados do presente trabalho mostraram que animais, independente do tipo de dieta, tiveram maiores ganhos de peso (1,556 contra 1,431 kg/dia) com a inclusão de 100 g/dia de CONVERT H® comparativamente aos animais que não receberam homeopatia.

Para ler o estudo na integra, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!