Etapa de novembro da vacinação contra aftosa será diferente em MS

Confinamento | 28 de agosto de 2012

Estabelecida pela portaria número 2.550, de 30 de maio de 2012, o calendário de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul aponta uma mudança para o mês de novembro. A nova medida, apenas para a região sanitária 1 – Planalto – modifica a vacinação, que antes era de 100% do rebanho, e passa a ser de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Segundo a diretora-presidenta da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Cristina Carrijo, esta mudança decorre de uma manifestação dos produtores. “Solicitamos um estudo ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Embrapa Gado de Corte (CNPGC) e através de laudos emitidos pelas duas entidades foi comprovado que não há nenhum comprometimento para os animais e para a defesa” explicou Cristina. A região do Pantanal e da Fronteira permanece com a vacinação de 100% do rebanho.

Confira o calendário contra febre aftosa de MS 2012:

Etapa Maio – Região Sanitária 1 (Planalto): de 1º a 31 de maio, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (mamando a caducando), independente da idade; de 1º de maio a 15 de junho: registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 2 (Pantanal): de 1º de maio a 15 de junho, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade, nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de maio. No período de 1º de maio a 30 de junho: realização do registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 3 (Fronteira): de 1º de abril a 15 de maio, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade; de 1º de abril a 30 de maio deverá ser realizado o registro da vacinação na Iagro.

Etapa Novembro – Região Sanitária 1 (Planalto): de 1º a 30 de novembro, vacinação de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade; de 1º novembro a 15 de dezembro, período de registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 2 (Pantanal): de 1º de novembro a 15 de dezembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade, nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de novembro; no período de 1º de novembro a 30 de dezembro, realização do registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 3 (Fronteira): de 1º de outubro a 15 de novembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade; de 1º de outubro a 30 de novembro deverá ser realizado o registro da vacinação na Iagro.

 

Fonte: iDEST_MS

Revisada e adaptada por Ass. Imprensa Real H

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Sustentabilidade Copercana

    Casos de Sucesso Cabanha Santa Helena

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!