Expointer: Girolando prepara expansão no RS

Girolando | 31 de agosto de 2012

Diretores da Associação Gaúcha dos Criadores de Zebu e da Girolando

Com o intuito de fomentar a raça Girolando no estado do Rio Grande do Sul, uma comitiva da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a convite de criadores daquele estado, marcou presença na maior exposição agropecuária da América Latina, a Expointer, realizada na cidade de Esteio (RS). Entre os dias 24 e 26 de agosto, os vice-presidentes da entidade Fernando Brasileiro e Jônadan Ma, e o superintendente Técnico Leandro Paiva tiveram oportunidade de conhecer todo o potencial e vocação do estado para o agronegócio, principalmente em relação aos cruzamentos praticados com o objetivo de produzir gado Girolando, através da utilização de sêmen de Gir Leiteiro e matriz Holandesas. “O Rio Grande do Sul é o segundo maior comprador de sêmen do Gir Leiteiro no Brasil, atrás apenas de Minas Gerais, o que nos leva a crer que existem também muitas matrizes Girolando, mas que ainda não fazem parte do registro genealógico e do programa de melhoramento genético da raça”, explica Leandro Paiva.

A comitiva realizou também reuniões com grupos de criadores das associações de gado Holandês e de Gir Leiteiro no estado, visando iniciar um trabalho de seleção e divulgação entre os criadores das duas raças, consideradas grandes pilares e de fundamental importância para o Girolando.

Uma das primeiras ações da associação em Rio Grande do Sul será a realização de um encontro com criadores de gado leiteiro para apresentação do programa Girolando e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. O encontro está previsto para o mês de outubro, sob a coordenação do superintendente Técnico Leandro Paiva. Após o evento, os criadores interessados poderão solicitar uma visita técnica nos rebanhos, visando a avaliação dos animais e o registro genealógico. “O Girolando é uma excelente opção para os criadores do Rio Grande do Sul que querem desenvolver uma pecuária leiteira de manejo mais fácil e de baixo custo, pois a raça produz bem a pasto. Vimos que muitas fazendas que criam Gir Leiteiro também estão selecionando Girolando”, disse Jônadan.

 Para a edição 2013 da Expointer, uma exposição oficial de animais Girolando poderá ser realizada, contando com a participação de criadores do Rio Grande do Sul e de outros estados.

 

Fonte: Site Girolando

Revisada e adaptada por Ass. Imprensa Real H

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!