Fazenda Retiro Picão Supera Desafios com Tecnologia para Controle de Mastite

Casos de Sucesso | Pecuária de Leite | 27 de agosto de 2024
Fazenda Retiro Picão, localizada em Martinho Campos, Minas Gerais, enfrentou um desafio significativo com casos recorrentes de mastite em seu rebanho leiteiro. Com uma produção média entre 850 e 900 litros de leite por dia, distribuídos entre 58 vacas em 32 hectares, mais 40 hectares de lavoura de milho para alimentação, a fazenda buscou alternativas para minimizar as perdas e aumentar a eficiência.

Até o final de 2023, a mastite era um problema sério para a fazenda, especialmente durante a época de chuvas, quando a ausência de uma pista concretada, e o barro, aumentavam a incidência de infecção. A situação se agravava a ponto de vacas, que antes produziam de 35 a 40 litros de leite por dia, terem que ser descartadas por perderem a funcionalidade de alguns tetos.

Essa realidade começou a mudar com a introdução do Pro-Leite MD, um novo medicamento que foi adicionado à alimentação das vacas. O produto, recomendado por um veterinário da cooperativa Copel, juntamente com a Consultora Comercia Fernanda de Oliveira, da CMR, atua diretamente na saúde da glândula mamária, reduzindo casos de mastite clínica e subclínica e a contagem de células somáticas (CCS) do rebanho.

Dona Luisa, proprietária da Fazenda Retiro Picão, destaca que o uso do Pro-Leite MD foi crucial para enfrentar a época de maior desafio: “A gente teve o interesse em usar o produto de vocês, e isso tem ajudade muito. Hoje eu estou correndo atrás para recuperar esse prejuízo”, comenta a pecuarista.

O caso da Fazenda Retiro Picão é um exemplo de como a adoção de tecnologias avançadas e a assistência técnica especializada podem transformar a realidade da produção leiteira no Brasil, reduzindo perdas e aumentando a produtividade de forma sustentável.

Reportagem e Vídeo

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    O que é bom para controlar a mastite no gado?

    Melhor pomada para ferida em cavalo

    Confinamento ZERO laminite nem rejeição ao cocho

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!