Fígado Saudável e “Trepa-Trepa” Controlado no Confinamento da Casa de Pedra

Casos de Sucesso | Confinamento | Pecuária de Corte | 24 de fevereiro de 2023

Caso de Sucesso: Fígado Saudável e “Trepa-Trepa” Controlado no Confinamento da Casa de Pedra

Um belíssima casa de pedra chama tenção às margens da Barragem de Santa Luzia, município de Ipuaçu, Santa Catarina. Ela serve para os momentos de descanso e lazer da família do produtor e empresário Adir Serraglio, ou ainda,  alugada para hospedagens e eventos. Entretanto, o foco principal aqui é a produção agropecuária.

Sr. Adir Serraglio

Sr. Adir Serraglio

Sr. Adir possui atividades nos ramos do transporte, hoteleiro e agricultura, além do confinamento de bois na propriedade de aproximadamente 50 hectares. O número de animais confinados, na época de pico de produção, chega a 750, principalmente machos inteiros. “O que eu planto é para o trato para esses bois no confinamento. A ideia é partir pra mil bois, mas, temos que ver como vai a economia  pra ver se vale a pena investir ou não”, explica.

No confinamento os cuidados são constantes. Tecnologias Real H são empregadas para favorecer a conversão alimentar, diminuir o estresse e favorecer a saúde do fígado. É mais produtividade e mais dinheiro no bolso para o pecuarista.

Controlando o trepa-trepa e a sodomia no confinamento da Fazenda Casa de Pedra

Confinamento da Fazenda Casa de Pedra

Controlando a Sodomia

Sodo 100Dentre os desafios, a sodomia, relacionado diretamente ao estresse do rebanho, era um dos principais.

“A gente não castra os animais, então, dá bastante agitação. Principalmente se tu fizer uma movimentação dentro do confinamento, tu agita todo o confinamento. Tu pode ter certeza que, se tu deixar eles agitados atrasa muito”, acrescenta sr. Adir.

Para sanar esse problema, o Sodo 100 foi administrado aos animais durante um tempo. Em seguida, já com o desvio de comportamento controlado, o Convert H, indicado para reduzir a resposta ao estresse e favorecer a conversão alimentar, substituiu o medicamento anterior.

“Graças a Deus, você viram a produção, eu não tive mais problema de agitação no confinamento. Você vê a diferença no olhar. Todo dia, praticamente, eu vou lá dar uma olhada. Antes eu notava que, tu chagava e os bois estavam sempre agitados, sempre em pé.  Nunca estavam totalmente deitados. Agora tem hora que tu chega lá, tu não vê um boi em pé. Estão todos deitados. Tu nota que até a conversão, ele é um boi que parece que come menos, por ficar bem mais calmo, bem mais deitado”, descreve.

 

Fígado Saudável

Ademais, outro problema causava má impressão no frigorífico, com relação ao fígado dos animais.

“Também tinha boi com bastante problema de intoxicação, problema de fígado, que tu altera muito o fígado no confinamento. Na minha ‘enfermaria’ não tenho nada, mas chegava a ter 15 a 20 bois, sempre tratando com antibiótico”, acrescenta o pecuarista, que passou a administrar o Figotonus ao rebanho. “Eu comecei a usar por causa de uma reclamação do frigorífico.  Eles diziam que os meus bois tinham acabamento bom, mas chagavam lá com o fígado bem debilitado, com bastante sequelas e manchas. E eu comecei a usar isso ai, ele disse que melhorou muito. Praticamente meus bois não tem mais problema disso ai”, conclui.

De acordo com Neymar, representante comercial da Confortin, distribuidora Real H na região, os resultados evidenciam a evolução . Ele acompanha de perto os protocolos, indicando, dessa forma, sempre a melhor tecnologia para os resultados pretendidos.

“Ambas as combinações foram colocadas no confinamento da família pensando em melhoria de ganho de peso e conversão alimentar. E é o que está acontecendo. Até, por um relato do seu Adir, mesmo. ele percebeu meunos refuco na hora do carregamento. Animais estão mais parelhos, menos passagem de grão inteiro e animais mais calmos” acrescenta Neymar.

Assista o Vídeo Completo

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!