Formação e Adubação de Pastagem

Sem categoria | 12 de abril de 2016

A pastagem é um elemento essencial para uma bem sucedida criação de gado. Por meio da boa formação e adubação de pastagem, é possível criar animais capazes de oferecer uma carne saudável. Inclusive a pastagem adequada é também importante para o gado leiteiro, uma vez que a boa alimentação dos animais é uma excelente forma de prevenção contra doenças.

A formação e adubação de pastagem podem ser consideradas uma das práticas mais relevantes diante do aspecto econômico. Este processo é tão essencial que deve ser apontado como um plantio parecido a outras culturas. Nesse caso, o produtor deve as técnicas mais apropriadas recomendadas para formação da pastagem em sua propriedade. Vale também salientar que a boa produtividade do pasto possui relação com uma série de fatores, entre esses fatores está a escolha ideal do local para implantação da pastagem, bem como escolha cuidadosa das espécies forrageiras e, inclusive, a época certa de plantio e preparo do solo, uma vez que plantar no momento exato é essencial para uma produção bem sucedida.

A preparação do solo

Quando o assunto é o processo de plantio, é necessário levar em consideração que as altas produções são o resultado de solos que apresentam um nível maior de fertilidade. Diante disso, adoção do lugar para as pastagens irá depender de alguns fatores, tais como a topografia, as aguadas e também a possibilidade de garantir uma eficiente construção de cercas ao redor. A maior parte das espécies forrageiras não possui adaptação satisfatória em solos encharcados. Além disso, é importante destacar que os locais que denotam árvores ou bosques são recomendados para possibilitar que os animais tenham conforto e abrigo, visto que dessa maneira eles ficam mais protegidos do sol excessivo, das chuvas e ventos frios.

Já em se tratando da preparação do solo, é válido salientar que ele deve estar limpo, livre de cupins, plantas invasoras e também de objetos que possam interferir de maneira equivocada o seu processo de preparo. Vale lembrar que deve ser efetuado um eficiente preparo de contenção de água por meio de curva de nível. Esse cuidado, além de preservar o meio ambiente, serve também para garantir a padronização das plantas em função de enxurradas na área.

O preparo do solo também passa pelas quantidades necessárias de arações e gradagens. Em determinados casos são necessárias mais de uma gradagem para eliminar as ervas daninhas restantes.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!