Girolando e Inagro assinam hoje convênio para ampliar Teste de Progênie

Girolando | 21 de setembro de 2012

Para aumentar a produção de leite dos rebanhos maranhenses, o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro) vai investir no melhoramento genético do gado. A entidade firmará termo de cooperação técnica com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando na sexta-feira, 21 de setembro, na capital São Luís, para garantir que pecuaristas do estado recebam gratuitamente doses de sêmen bovino com o intuito de melhorar a qualidade genética do rebanho. A raça Girolando é responsável por 80% da produção de leite no Brasil.

A solenidade ocorrerá às 18h no Salão de Eventos da Federação da Indústria do Estado do Maranhão, e contará com a presença de diversas autoridades locais. O documento será assinado pelo Vice-presidente da Girolando Fernando Brasileiro, e pelo Presidente do Inagro José de Jesus Reis Ataíde.

Na segunda-feira (24), técnicos das duas entidades começarão a entregar o material genético para as 50 propriedades cadastradas como “Rebanho Colaborador”. Segundo o coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG) Marcello Cembranelli, serão entregues no Maranhão mil doses de sêmen de touros em avaliação genética pelo Teste de Progênie da raça. As propriedades que receberão as doses estão localizadas entre as cidades de São Luís e de Imperatriz. Os produtores rurais receberão ainda assistência técnica gratuita das duas entidades.

Além da distribuição de sêmen, também a partir de segunda-feira, o Técnico da Girolando Pétros Medeiros fará o registro genealógico de animais e atenderá os criadores interessados em se associar à entidade. Os associados têm desconto de 50% nos serviços prestados pela Girolando.

Como os touros que participam do Teste de Progênie são geneticamente superiores, a expectativa é que o uso dessa genética possibilite a formação de rebanhos de maior produtividade leiteira. Uma fêmea Girolando produz, em média, mais de 15 litros de leite/dia em regime de pasto. Já a média diária de produção das vacas do Maranhão é de 3 litros/dia.

O convênio faz parte das ações do programa do Inagro para melhoria do rebanho estadual. Os técnicos do Inagro receberam treinamento para prestar assistência técnica aos produtores rurais na área de manejo, sanidade e nutrição.

Como participar

O criador interessado em atuar como “Rebanho Colaborador” deve entrar em contato com o Departamento Técnico da Girolando (mcembranelli@girolando.com.br ou 34-3331-6000). Para que um rebanho seja colaborador do Teste de Progênie é necessário atender a alguns pré-requisitos, dentre eles: fornecer os dados das progênies dos touros em teste aos técnicos do programa durante as visitas técnicas; realizar a pesagem das bezerras e bezerros ao nascer; realizar o controle leiteiro das filhas dos touros na sua primeira lactação e suas companheiras contemporâneas de rebanho.

 

Fonte: Site Girolando

Revisada por Ass. Imprensa Real H

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!