Girolando orienta proprietários sobre botton de identificação particular de animais

Girolando | 30 de abril de 2012

Image

O novo sistema de identificação da Girolando está em vigor. O Superintendente Técnico do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando Leandro Paiva, explica como utilizar o botton de identificação, e em que situações ele é necessário.


O que é o botton de identificação particular?
O botton é a identificação particular do animal no novo sistema de identificação da raça Girolando. O Sistema de Identificação Unificado – SIU foi implantado em 2012, após aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Qual o conteúdo do botton?
A série única do criador (três ou quatro letras) e a numeração particular do rebanho (antigo CGN ou RGN) são os dados impressos na frente, e no verso está estampada a logomarca da Girolando.

Para que serve o botton?
Ele é uma identificação auxiliar do SIU. É oficial e obrigatório para os animais nascidos a partir da implantação do sistema nas propriedades inscritas no Programa Girolando. Serve para identificar com mais precisão o animal no banco de dados e nas atividades a campo. Exemplo: ABC 0135. Significa que este animal é proveniente do criador com a Série Única “ABC” cadastrada na Girolando e com a sequência numérica do rebanho nº “0135”.

Uma mesma Série Única pode ser utilizada por mais de um criador?
Não. Cada criador deve possuir sua série única, específica, cadastrada na Girolando. Se ele possuir mais de uma fazenda cadastrada com numerações distintas (antigo CGN ou RGN), cada propriedade deverá ter uma série única diferente, composta somente por letras.

Se um animal estiver identificado apenas com o botton significa que ele está registrado?
Não. O botton é uma identificação feita na fazenda e não garante o controle ou registro do animal. Ele apenas é um auxiliar do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando (SRGRG). O animal estará registrado somente após a inspeção, marcação a fogo do G “baldinho” na face direita do animal e aplicação do brinco com a numeração unificada, na orelha direita, todas feitas pelo técnico.

Quais os animais devem ser identificados com o botton?
Apenas os animais que tiveram os nascimentos devidamente comunicados à Girolando, através do preenchimento e envio da Comunicação de Nascimento (CDN), via formulário ou portal Web Associado. O número do botton deve ser informado na CDN, juntamente com as informações do animal. A identificação deve respeitar a ordem crescente da numeração dos bottons e a ordem cronológica de nascimento dos animais.

Quando identificar um animal com o botton?
Ao receber a primeira remessa de bottons o criador deverá identificar os animais no prazo máximo de 30 dias após o nascimento, respeitando a sequência numérica fornecida. Os animais já nascidos, comunicados e ainda não inspecionados que não receberem os bottons, serão identificados conforme o sistema antigo, sem a aplicação do dispositivo.

Em que parte do animal é aplicado o botton de identificação?
O criador deverá aplicar o botton na orelha direita do animal, no centro do pavilhão auditivo, com os dados da série única e numeração voltada para frente. Recomenda-se fazer uso de produto cicatrizante no ato na aplicação. Para aplicar o botton o criador deverá utilizar um aplicador específico para esta finalidade, que poderá ser adquirido em lojas agropecuárias.

Como fazer novas solicitações de bottons?
Cada criador receberá uma quantidade determinada, que será disponibilizada pela Girolando gratuitamente. Assim que o estoque estiver abaixo de 10% o criador poderá efetuar uma nova solicitação à Girolando através de e-mail, ou via Portal Web Associado.

Em caso de perda, como realizar a reposição do botton?
Como o botton é uma identificação auxiliar, sua reposição poderá ser feita pelo próprio criador, antes ou depois da inspeção do animal. Para solicitar a reposição basta entrar em contato com a Girolando e fazer o pedido, devendo informar a série única e o número.

Informações adicionais.
Para mais informações consulte a nova versão do regulamento do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando, disponível no site www.girolando.com.br, ou entre em contato com a Girolando.

Fonte: Site Girolando

 

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!