Girolando registra animais no Canadá

Girolando | 5 de março de 2014

A raça girolando, genuinamente brasileira, terá seu primeiro registro internacional. O superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva, está em Calgary, no Canadá, para efetuar esta semana o registro genealógico de quatro machos e uma fêmea, nascidos naquele país. Os embriões que deram origem a esses exemplares foram produzidos no Brasil, a partir de acasalamentos feitos com material genético das vacas Grenda das Três Passagens e Engraçada Twist das Três Passagens e do touro Caxi OG.

Os embriões foram enviados há quarto anos à matriz da central de inseminação Alta Genetics.Hoje, os bovinos têm cerca de dois anos. Agora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a associação a efetuar o registro internacional. “A procura pelo sêmen da raça tem crescido significativamente nos últimos anos. As fêmeas atingem boa produção de leite a pasto e são bastante resistentes a parasitas. Tudo isso contribui para tornar o custo de produção baixo”, diz Leandro Paiva.

A iniciativa faz parte de uma estratégia para impulsionar a exportação da genética brasileira. “O Canadá é um país que tem protocolo sanitário com quase todos os países, o que vai permitir a comercialização do material genético desses animais para localidades onde o Brasil não consegue exportar”, explica Heverardo Rezende de Carvalho, diretor da Alta. A unidade brasileira da central está representada na viagem pelo gerente Luiz Alfredo Deragon. Com essa iniciativa, a central pretende divulgar a raça para países que ainda não criam Girolando. “Para ter o interesse desses países, será preciso mostrar a eles as potencialidades da raça para a produção de leite. Os principais alvos serão aqueles localizados nas regiões de clima tropical ou subtropical”, destaca Carvalho. (Fonte: Milk Point)

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!