Governo destina R$ 25,6 milhões a projetos que melhorem qualidade do leite
Girolando | 24 de julho de 2014O Ministério da Agricultura lançou edital no qual convoca instituições privadas sem fins lucrativos, como cooperativas, para apresentar projetos de melhoria da qualidade e da segurança do leite ao longo de todo o sistema produtivo do produto. Os projetos serão recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, até 15 de agosto de 2014. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 29 de agosto e o resultado final está previsto para o dia 9 de setembro.
Para este primeiro edital serão disponibilizados R$ 25,6 milhões para os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, que foram escolhidos levando-se em consideração o Índice de Produção de Leite. Nos próximos editais, outras regiões podem ser beneficiadas, sendo que, o objetivo é incluir as principais regiões produtoras de leite do país nos projetos de boas práticas agropecuárias e capacitação, informa o ministério, por meio de comunicado.
A proposta pretende, entre outros pontos, assessorar e capacitar os produtores rurais na estruturação da unidade de produção, especialmente na implementação de boas práticas agropecuárias, como o controle permanente da qualidade da água da propriedade rural, o adequado armazenamento e transporte de matérias-primas, insumos e alimentos, a garantia da rastreabilidade dos animais e dos produtos originados na propriedade e a higiene e os procedimentos adequados de ordenha e pós-ordenha, entre outros itens.
O ministério argumenta que, das diversas características, duas são marcantes na pecuária de leite nacional: a primeira é que a produção ocorre em todo o território, e a segunda é que não existe um padrão de produção.
– A heterogeneidade dos sistemas de produção é muito grande e ocorre em todo o país. Existem propriedades de subsistência, sem a utilização de técnicas e com produção diária menor que 10 litros, até produtores comparáveis aos mais competitivos do mundo, usando tecnologias avançadas e com produção diária superior a 60 mil litros – informa o edital.
Além disso, a cadeia leiteira nacional se caracteriza por intensa e crescente concentração da produção e do beneficiamento, de forma que cerca de 80% do leite nacional é produzido por apenas cerca de 20% do total de produtores envolvidos na atividade leiteira, ou cerca de 85 mil produtores rurais.
No entanto, ressalta o ministério, “independentemente do tamanho do produtor e da indústria, e de suas escalas de produção, os sistemas de produção leiteira precisam ser capazes de combinar rentabilidade com a responsabilidade de proteger a saúde humana, a saúde e o bem-estar animal, e o meio ambiente”. O edital completo, com mais informações sobre o processo seletivo, pode ser consultado no Diário Oficial da União do dia 17 de julho de 2014, Seção 3, página 7. (Fonte: Rural BR)

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Parceria Real H Jefferson Carvalho Brandão, AgroTerra
Caso de Sucesso 247 Fazenda Coqueiro
Caso de Sucesso 246 | Criação de Bonsmara na Fazenda Retiro
