Governo quer ampliar produção de leite em 40% em 10 anos

Girolando | 28 de fevereiro de 2014

pasteurizaçãoO Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27), a instituição do Plano Mais Pecuária, um incentivo à pecuária bovina. Ele terá como estratégia aumentar de forma sustentável a produtividade e competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas, em benefício da sociedade brasileira.

O Plano Mais Pecuária terá projetos e ações desenvolvidos dentro de quatro eixos estruturantes, sendo eles: Genético; Ampliação de Mercado; Incorporação de Tecnologia; e Segurança e Qualidade dos Produtos.

Com atuação direta em outros dois programas, o Mais Leite e o Mais Carne, o Plano Mais Pecuária deverá aumentar a produção e a produtividade da pecuária de leite em 40% ,e a produção brasileira de carne em 40% e a produtividade em 100%.

O Plano será implementado em até 10 anos e seu sistema de gestão será composto pelo Comitê Gestor do Plano Mais Pecuária (CGPMP) e pelo Comitê Executivo do Plano Mais Pecuária.

Leite

A produção brasileira de leite vem crescendo a cada ano. Porém grande parte desse crescimento se deve ao aumento do número de vacas ordenhadas do que ao aumento da produtividade. A produtividade do rebanho nacional cresceu aproximadamente 23% nos últimos 10 anos enquanto a produção total cresceu quase 50% (IBGE, 2013).

Hoje a produção nacional é capaz de fornecer à população brasileira aproximadamente 170 litros de leite/habitante/ano, quantidade inferior aos 210 litros recomendados pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais.

Com a estimativa de crescimento da população brasileira até 2023 para 216 milhões de habitantes, o volume de leite produzido deverá ser de 45,3 bilhões de litros/ano. As projeções indicam que em 2023 o País exportará cerca de 150 milhões de litros de leite ao ano.

Diante das possibilidades de crescimento, o objetivo do programa é fazer com que o País se torne um ator no comércio internacional de lácteos e para isso projeta um aumento de dez vezes no total de leite a ser exportado, alcançando a marca de 1,5 bilhão de litros.

A produtividade média do rebanho brasileiro em 2012 foi de 1.417 kg/vaca/ano, e como o foco do programa é o aumento de produtividade, a meta a ser alcançada deve ser de aproximadamente 2.000 kg/vaca/ano, o que totalizaria uma produção de 47 bilhões de litros ao final de 10 anos. Essa produtividade corresponde a um aumento de aproximadamente 40% nos valores de 2012 e praticamente ao dobro do ritmo normal de ganho de produtividade observado nos últimos 10 anos.

O governo também deve investir, articular e apoiar financeiramente ações de marketing do leite no mercado interno e a criação de produtos com indicação geográfica e com sinais distintivos. Além disso, está previsto o lançamento de editais de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos lácteos com maior valor agregado, como produtos não alergênicos e os funcionais.

Melhoramento genético

Atualmente, cerca de 70% das doses de sêmen comercializadas para gado de leite no Brasil são importadas. Com o fortalecimento dos programas de melhoramento genético, tanto de raças especializadas quanto de raças adaptadas às condições de clima e de manejo que prevalecem no Brasil, espera-se que em 10 anos este percentual seja reduzido para 50% e a inseminação artificial (IA) seja utilizada em 25% do rebanho leiteiro nacional.

O aumento da participação de material genético nacional poderá ocorrer justamente nos rebanhos que hoje não utilizam técnicas como a inseminação artificial já que apenas 10% do rebanho leiteiro utiliza esta importante biotécnica reprodutiva. Além de disponibilizar genética de alta qualidade para o produtor nacional, o crescimento da atividade também promoverá o desenvolvimento de um setor à montante da pecuária, gerando empregos e renda. (Fonte: Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União)

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!