GTA eletrônica é lançada em São Paulo

Girolando | 12 de dezembro de 2012

Governador Geraldo Alckmin no lançamento da GTA Eletrônica

A partir da quarta-feira, 12 de novembro, os criadores paulistas serão beneficiados pelo lançamento da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). A novidade, apresentada pelo governador Geraldo Alckmin na terça-feira (11), durante o 2º Encontro Estadual de Defesa Agropecuária, em Campinas, permite solicitar e imprimir a guia de transporte pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais. O lançamento da GTA eletrônica contou com a presença do representante da Girolando no estado paulista, Pedro Luiz Dias.

O volume anual de guias emitidas no Estado chega a 1,4 milhão. A guia eletrônica é fruto de um trabalho de informatização e investimento do Governo do Estado e da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). “É um grande ganho. O produtor rural tinha que ir até a Casa de Agricultura, às vezes em outra cidade, para tirar uma guia de transporte. Agora ele vai fazer tudo pela internet, pode emitir a guia da sua casa, não perde tempo e não gasta dinheiro”, afirmou o governador.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, explica que a guia eletrônica é válida para bovinos e bubalinos e em pouco tempo se estenderá para outros animais. Uma vez emitida, a guia deve estar em poder do criador durante todo o tempo em que os animais estiverem em trânsito.

Segundo Mônika, o produtor deve comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações , fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais. O documento estará disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Benefícios

A implantação da guia eletrônica trará benefícios como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia.

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Real H CMR - Ao Vivo Megaleite 2024 13/06

    Bezerros de Elite Desmamando Até 10Kg Mais Pesados | Casos de Sucesso Fazenda São Vicente

    C. A. R. N. E. Acompanhe como foi a Central de Avaliação de Reprodutores Nelore na Estância IPB

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!