Guia de raças: Senepol

Guia de Raças | 7 de setembro de 2016

O Senepol é uma raça de bovinos taurina, que é originária da ilha americana de Saint Croix, no Caribe, e que é voltada a produção de carne. Essa raça chegou ao Brasil há pelo menos 15 anos e trouxe ao país uma nova maneira de solucionar problemas e agilizar processos, fazendo com que o investidor aumente seu plantel e rentabilize de maneira mais rápida.

O produtor tem no Senepol um animal com elevada taxa de crescimento com Ganho de Peso Diário que varia de 1,5 a 2,5 Kg por cabeça/dia. O animal também realiza uma rápida transformação de proteína vegetal em proteína animal com rápido crescimento para ciclo de engorda curto, e atingindo qualidade para abate, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces.

Os bezerros desmamam com 50% a 60% do peso da mãe aos 8 meses de idade. E para a comercialização, a venda de bezerros Senepol tem preço de 30% a 50% acima da média do mercado de reposição.

Vantagens

Touros-Pads-Senepol

Essa raça se destaca também entre os que fazem do cruzamento industrial uma estratégia de lucro, a genética Senepol abranda e equilibra outras raças taurinas. Os resultados alcançados para quem utilizou touros Senepol em vacas Nelores, foram animais de maior resistência, peso e qualidade da carne, além de ter a redução do pelo comprido, do stress calórico e de dar o caráter mocho aos bezerros.

O touro apresenta uma elevada libido, fazendo com que ele seja altamente indicado para programa de cruzamento industrial por meio da monta natural, programa de baixo custo e sem muitas complicações. Enquanto o Nelore, cobre de 25 a 30 vacas em média, o Senepol cobre de 50 a 60 vacas em cruzamento de campo. Por conta da taxa de crescimento rápido, os machos com 14 a 16 meses já podem ser direcionados para reprodução natural. As fêmeas da raça são férteis com primeira gestação já aos 24 meses.

Em programas de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), há registros de touros que produzem até mil doses viáveis de sêmen por ejaculado, quando a média é de 250 a 300 doses em outras raças. Outra vantagem do touro Senepol é sua longevidade que com 18 a 20 anos ainda estão emprenhando e em lotes de produção.

Regiões e clima

Quanto a adaptabilidade, a raça pode ser criada em qualquer região do Brasil, tanto de clima quente, úmido ou árido e clima frios. O Senepol apresenta uma resistência imune elevada, sendo mais tolerante a carrapato, berne, diminuindo o gasto com medicação, caindo os custos da produção.

Os animais dessa raça tem capacidade de reter maior quantidade de agua em seus tecidos, o que faz sua carne ter menor percentual de perda de agua em relação a outras raças.

O investidor do gado Senepol ao engordar o rebanho conseguirá ter animais prontos para o abate com menos de 24 meses somente a pasto, em caso de sistema de semi-confinamento e confinamento poderá reduzir mais a idade de abate, elevando o giro da propriedade. O pecuarista consegue ainda uma maior remuneração na venda de suas carcaças.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!