Guia de Raças: Senopol

Guia de Raças | 12 de novembro de 2020

O Senepol teve origem nas Ilhas Vigens caribenhas. Foi desenvolvida a partir do cruzamento Red Poll com animais N´Dama.

Em 1889 Henry C. Neltropp, possuía 250 animais N’Dama puros. Em 1918 com o desejo de melhorar a habilidade materna, fertilidade e que fossem animais mochos, foi introduzido ao rebanho de Neltropp o Red Poll, sendo este cruzamento a base para a raça Senepol.

Em 1954 os EUA reconhecem o Senepol como raça pura e registrada. Em 1972 o Dr. Harold H. Clum obtém apoio para da USDA (United States Departament of Agriculture) para estudar o Senepol na universidade.

No Brasil, em 2000 uma parceria entre Ganadera 63 (Paraguai) e a Fazenda Nova Vida, importa Senepol dos Estados Unidos e em novembro chegam os primeiros animais em Ariquemes/RO, onde o processo de reprodução se inicia por meio de FIV.

Em 2001 chegam os primeiros touros da raça. Os animais da raça Senepol são de porte médio a grande, com aparência forte e boa formação de massa muscular. São mochos e com a pelagem em tom vermelho e uniforme. Os tons do pelo podem variar de um vermelho escuro até um amarelado. Os pelos são curtos e brilhantes, pele bem pigmentada, vermelha ou preta. Em relação a mansidão, são dóceis que aceitam bem o contato com os humanos.

É uma raça caracterizada pela precocidade. Os animais são de rápido crescimento, o que permite que cheguem a ponto de abate mais cedo. Em avaliações de GPD em centros de performance e confinamentos de campo, dependendo da idade de avaliação e do manejo nutricional, apresenta ganhos diários de 1,5 a 2,5 Kg / Cabeça / dia.

As fêmeas são boas produtoras de leite. Normalmente os bezerros desmamam mais pesados, sendo as fêmeas com peso ao desmame variando entre 220 Kg a 260 Kg e os machos entre 240 Kg a 300 Kg.

Os bezerros logo que nascem ficam em pé e mamam o colostro, o que garante mais saúde para os animais.

São animais altamente adaptáveis, vivendo bem, tanto em ambientes mais secos como em regiões pantanosas. Também se adaptam facilmente ao calor ou frio. Devido a isso são de fácil manejo.

Mesmo se tratando de animais Taurinos, apresentam boa resistência a parasitas como carrapatos e moscas.

Devido as características de resistência, fácil adaptação e precocidade, o Senepol vem sendo utilizado com êxito nos cruzamentos industriais.

Quanto a fertilidade, a, inclusive os touros dessa raça, conseguem cobrir a campo, mesmo nas horas mais quentes do dia. Os machos apresentam alta libido, sendo as proporções de macho para fêmeas elevadas quando comparadas a outras raças.

As fêmeas Senepol, tem boa aptidão materna e não se tornam agressivas por conta da cria. Estudos feitos na Universidade Estadual da Carolina do Norte – USA detectou que o nível de estresse em produtos oriundos de cruzamentos com Senepol foi menor, que quando comparado com outras raças, inclusive o zebu, resultando em melhor aptidão para produzir leite para amamentar o bezerro.

Fonte: Associação Brasileira de Bovino Senepol (senepol.org.br)

Seja qual for a raça, você pode contar com produtos Real H para ampliar os índices reprodutivos na sua propriedade.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!