Guia de raças: Vaca Holandesa

Guia de Raças | Pecuária de Leite | 19 de agosto de 2016

A Vaca Holandesa é consagrada, sobretudo, pela produção de leite e longo período de lactação. Vale destacar que o custo de manutenção desse animal é elevado, mas o valor é compensado pelo volume de leite concedido. Por essa vantagem, a raça é amplamente utilizada em várias regiões do Brasil, bem como no resto do mundo. Para saber mais sobre a história e características desses bovinos, confira a seguir.

Origem e características da Vaca Holandesa

Como o próprio nome indica, esse tipo bovino surgiu na Holanda. No entanto, ainda há algumas dúvidas sobre o período e local exato de origem da espécie. Estima-se que a raça tenha sido domesticada há cerca de 2 mil anos, beneficiando-se do solo plano e pantanoso do Norte da Holanda, assim como da Frísia (Países Baixos) e Frísia Oriental (parte da Alemanha). Contudo, essa é apenas uma das possibilidades, até porque antes da segunda metade do século XIX, o gado não era categorizado entre raças.

fotos-de-vacas-holandesasSomente em 1882 foi instaurada a Sociedade de Livro Genealógico dos Países Baixos, que descreveu os bovinos negros malhados, vermelhos malhados e de outras cores também. Agora, os representantes do tipo malhado vermelho são bastante raros. Sendo assim, os rebanhos são formados quase totalmente por vacas malhadas preto e branco.

As Vacas Holandesas chegaram ao Brasil graças aos portugueses, que trouxeram os primeiros representantes do tipo para cá. Esse processo se deu logo depois do descobrimento, entre 1530 a 1535, quando nosso território ainda era separado em capitanias hereditárias.

Atualmente, pode-se perceber a presença de rebanhos Holandeses também nos Estados Unidos e em outras nações que investem na pecuária para leite. É interessante ressaltar que no começo, a espécie tinha dupla função. Porém, na primeira metade do século XIX, o fornecimento de leite tornou-se a sua finalidade quase exclusiva pela qualidade do produto. Portanto, quando o segmento de laticínios está em alta, os criadores conseguem um bom retorno com a criação de Vacas Holandesas. Sua docilidade faz com que os cuidados sejam mais fáceis em comparação a outras raças. Entre os pontos fracos desses animais está a sua suscetibilidade a doenças que requerem atenção veterinária especial e as exigências de alimentação.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!