Carrapato

Homeopatia Controla Carrapato no Gado?

Guia de Doenças | 29 de janeiro de 2021

A época de chuvas é muito esperada pelos produtores, pois, de modo geral, é quando há maior oferta de pasto e maior produtividade por parte dos animais.

Entretanto, nem tudo são flores nas águas. O aumento da umidade e do calor favorecem a proliferação de carrapatos, aumentando a infestação destes parasitas nos bovinos.

Os prejuízos causados pelos carrapatos são inúmeros e vão desde perdas diretas, relacionada a diminuição na produção de carne e leite, prejuízos causados ao couro dos animais, que perdem valor de mercado, e a transmissão de doenças como a tristeza parasitária bovina (TPB), causada pelos agentes Anaplasma Marginale e Babesia sp.

Há também os prejuízos indiretos, como necessidade de mão-de-obra para o controle dos parasitas, gastos com medicações, estresse dos animais, entre outros.

Em outras oportunidades, já falamos aqui no Blog Pecuária Forte sobre outro desafio em relação aos carrapatos, que é a resistência parasitária. O parasiticida químico, dentre suas diversas formas de ação, de acordo com cada princípio ativo, tem como objetivo matar o parasita. Entretanto, o carrapato é um organismo vivo, e, como tal, evolui para sobreviver. Em determinado momento, seja por uso inadequado dos medicamentos ou por evolução natural dos parasitas, irão desenvolver resistências aos produtos químicos, realidade esta que a maioria dos produtores enfrenta. Banham os animais, aplicam pour-on, injeções, precisam cumprir períodos de carência para abate e consumo do leite e, ainda assim, muitas vezes não conseguem eliminar os carrapatos, o que acaba por onerar ainda mais a produção.

A Homeopatia é uma alternativa extremamente eficiente no controle de carrapatos e com vantagens que suprem as deficiências de outras terapêuticas.

Por exemplo, com o uso da Homeopatia da Real H, o Carrapat 100 em especial, que é um produto indicado para o controle de carrapatos e que deve ser adicionado ao sal ou ração dos animais.

Não há estresse, pois, os bovinos receberam o medicamento via cocho, sem a necessidade de serem retirados do pasto, levados ao curral para serem medicados e assim ter a sua rotina alterada.

Além disso, a forma de administrada reduz a mão de obra, pois o tratador dos animais irá misturar o Carrapat 100 a nutrição e colocar no cocho como de costume. Há ainda a opção do sal ou ração já saírem da fábrica medicados, reduzindo ainda mais o trabalho.

Outra grande vantagem no uso da Homeopatia é sua forma de ação, pois os medicamentos homeopáticos agem estimulando as barreiras de defesa dos animais, que são principalmente a sensibilidade da pele, higidez da pele e os fatores de coagulação, com estas barreiras ativas, o carrapato não consegue se fixar nem se alimentar no animal, com isso abandona o hospedeiro. Desta forma, o produto age no animal e não no carrapato, o que impossibilita que os parasitas desenvolvam resistência. Não há perigo de após um determinado tempo de uso, o Carrapat 100 não agir mais.

O uso da Homeopatia também tem a vantagem de não causar intoxicação, nem efeitos colaterais, seja para animais ou pessoas, e sem riscos de contaminação do ambiente.

A utilização do Carrapat 100 também não deixa resíduos na carne ou no leite, não sendo necessário período de carência.

Consulte sempre um Médico Veterinário.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!