Homeopatia Veterinária: Como evitar resíduos no leite
Girolando | 26 de junho de 2014Boa parte das fazendas leiteiras no Brasil ainda convive com o fantasma da presença de resíduos de produtos de uso veterinário – como antimicrobianos, antiparasitários e outros contaminantes – no leite. Se confirmada, coloca em risco a qualidade da produção e a lucratividade do pecuarista. Alertas sobre o problema não faltam, mas por motivos diversos ainda há quem acabe correndo esses riscos. O pior é que a proporção do problema costuma ser maior do que se imagina, pois com o resíduo de antibiótico de uma única vaca é possível contaminar um compartimento inteiro do caminhão-tanque.
As Boas Práticas Agropecuárias podem ajudar a reduzir – e bastante! – esses riscos. É sempre válido manter a farmácia bem organizada, cuidar da higiene dos animais e de quem trata deles, utilizar corretamente os produtos e dispositivos de aplicação, além de diversas outras providências. Todos os medicamentos trazem recomendações dos fabricantes sobre dosagens, período de carência quanto à coleta do leite, data de validade, assim como as orientações sobre a aplicação. Se houver dúvidas, o mais indicado é contar com um profissional capacitado.
Aliás, capacitação é um tema essencial nessa questão. Os funcionários devem receber treinamento adequado para que saibam realizar cada procedimento de maneira correta e, além disso, entendam a importância do que estão fazendo. Leia a edição de junho da Balde Branco (nº 595) que já está nas bancas e traz muito mais sobre como evitar os resíduos do leite. ( Por João Antônio dos Santos)

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Parceria Real H Jefferson Carvalho Brandão, AgroTerra
Caso de Sucesso 247 Fazenda Coqueiro
Caso de Sucesso 246 | Criação de Bonsmara na Fazenda Retiro
