Homeopatia veterinária no tratamento da infertilidade bovina

Guia de Doenças | 18 de outubro de 2016

Quando falamos de reprodução de bovinos, os pecuaristas podem encarar alguns problemas que afetam seus lucros. Entre esses problemas, estão a dificuldade de fixação embrionária, o atraso do retorno ao cio e retenção de placenta. A reprodução é um dos mais importantes fatores associados com a rentabilidade da pecuária.

Esse processo afeta diretamente o nível produtivo de um rebanho e depende diretamente de fatores nutricionais, sanitários, genéticos e de um manejo adequado, sendo que a fêmea é uma unidade de produção do sistema.

FOTO2-283044-2011-08-22-20 51O processo reprodutivo é composto de uma série complexa de eventos que ocorrem de uma forma ordenada e no tempo exato. Diversos fatores podem interromper este ciclo reprodutivo causando infertilidade ou esterilidade. A infertilidade é uma incapacidade temporária ou permanente em conceber ou em levar a termo uma gestação ate o parto.

É um problema comum que acomete machos e fêmeas, proveniente de motivos ou anomalias internas, genéticos, doenças ou ainda atividades ou ações que culminem com a mesma.

O intervalo entre partos é um importante parâmetro para analisarmos a reprodução na pecuária. Quatro componentes principais atuam em conjunto e reduzem a fertilidade das vacas de leite, por exemplo:

1) anovulação e anestro comportamental;

2) função ovariana anormal em vacas que ciclam;

3) qualidade insatisfatória do gameta e do embrião pré-implantação;

4) incompetência uterina/placentária.

A Homeopatia Veterinária tem sido uma ferramenta eficaz como método preventivo e curativo destes e outros casos, com a vantagem de não deixar resíduos, sem haver necessidade de descarte e com retorno mais rápido à atividade reprodutiva, principalmente se tratadas de forma preventiva.

noticias_1459448832A ação da homeopatia faz com que ocorra estímulo na fisiologia hormonal da fêmea, gerando assim um cio fértil, seguido de ovulação. Nos casos de retorno ao cio, onde há aumento no intervalo entre partos a Homeopatia tem alcançado resultados auxiliando no tratamento da infertilidade das fêmeas e até mesmo acelerando esse processo de cio.

É importante, iniciar o tratamento após um intervalo de trinta a quarenta dias, período este que compreende a involução uterina, isto é, o retorno à forma original do útero.

O Pró-Cio é indicado para o tratamento da infertilidade de vacas, búfalas, éguas, jumentas, cabras, ovelhas, porcas e javalinas. Pode ser utilizado para prevenir o Anestro destas espécies em diferentes técnicas de reprodução – IA (Inseminação artificial); IATF (Inseminação artificial em tempo fixo); SOV(supervovulação); TE (transferência de embriões).

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!