O peso da pecuária na economia brasileira

Pecuária de Corte | Pecuária de Leite | 14 de outubro de 2016

A pecuária corresponde a qualquer atividade ligada ao tratamento, criação e reprodução de rebanhos. Portanto, fazem parte da pecuária a criação de bois, porcos, aves, cavalos, ovelhas, coelhos, búfalos, etc. A pecuária ocorre, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, leite e seus derivados, carne, roupas, calçados, couro, lã, etc.

Essa atividade tem fins econômicos e também de subsistência. De uma maneira geral, a pecuária é realizada para suprir o mercado consumidor interno e externo. Com a introdução da pecuária no Brasil colonial, com o decorrer da expansão, desempenhou papel no povoamento do território, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e Sul.

A pecuária é uma importante fonte de renda e um mercado essencial para a economia do país. É graças à pecuária que temos as matérias-primas para abastecer as agroindústrias, a indústria do couro, os laticínios e os frigoríficos. A finalidade básica da criação bovina é a pecuária de corte e leiteira.

Agricultura-e-Pecuária3

Pecuária de corte: É o nome dado ao ramo da produção bovina que foca no abate, ou seja, nas raças bovinas destinadas à produção de carne, derivados e subprodutos. Os animais destinados a esse fim precisam ser bem desenvolvidos, com um porte robusto, e cuja carne para o consumo deva ocupar, no mínimo, 45% do seu corpo.

Existem raças específicas ao corte, pois elas obtiveram um melhoramento genético ao longo do tempo que as permite ser melhores para o consumo de carne. No Brasil, são preferivelmente utilizadas para corte as várias raças zebuínas existentes no país. O clima tropical contribui para o desenvolvimento do Nelore, e por isso ele é utilizado em 80% da produção nacional.

Existem características específicas que o gado de corte deve ter. Ele precisa ser calmo, saudável e manso. Seu corpo deve ser robusto, triangular e os criadores preferem animais com pernas longas e corpo mais musculoso.

O mercado para a Pecuária de Corte é bastante vasto, principalmente no Brasil. Em 2004 o lucro obtido com o corte foi superior a 4 bilhões de reais. O preço é feito pelos grandes abatedouros, que calculam o valor por arroba (uma medida equivalente a 15 quilos).

Pecuária de leite: É como é chamada a criação de gado tendo como foco a produção de leite, geralmente destinada para a indústria de laticínios. Hoje o estado que angaria a posição de maior destaque na pecuária de leite é Minas Gerais.

Vale ressaltar que o leite consiste em um alimento de grande importância para o aquecimento da economia, para a produção de inúmeros produtos alimentícios. Além disso, o leite auxilia no controle da pressão alta, ajuda no crescimento e desenvolvimento muscular, traz benefícios para o sistema nervoso, entre outras vantagens para o organismo das pessoas.

A produção de leite necessita de animais bem tratados e alimentados, organizados em locais que propiciem a eles o conforto necessário para que possam produzir leite livre de doenças e transtornos. A pecuária de leite, diferente das outras formas de produção, não possui grande destaque no Brasil, sendo que o seu grande foco de atuação está localizado na região sudeste do país. Porém, na região sul, o destaque na pecuária de leite é o estado do Paraná.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!