Integração lavoura pecuária ajuda a aumentar o faturamento de confinadores

Confinamento | 11 de dezembro de 2013

12828482confUm dos sistemas de integração mais utilizados tanto no Brasil quanto em Mato Grosso do Sul, integração-lavoura-pecuária, necessita de  um planejamento prévio baseado em levantamento de dados da propriedade, com bom nível de detalhamento resultando em máximo precisão e resultados satisfatórios, pois nesse sistema não se prioriza nem pecuária nem lavoura, são tratados igualmente.

“Para a engorda, o animal é colocado em pastejo o mais jovem possível, uma vez que precisa de proteína bruta, oferecida pelo pasto novo. Para melhores resultados, aliam-se suplementos energéticos”, conta  o engenheiro agrônomo André Dobashi. Ele acrescenta ainda que na integração lavoura-pecuária, o próprio animal é que passa a ser o manejador do pasto.

O engenheiro enfatiza que esse sistema de integração aparece como opção e não como solução para o produtor, de acordo com as necessidades e objetivos que ele busca. Entre as vantagens para quem confina estão a produção própria de grãos a serem utilizados na dieta, o uso de forragem de qualidade na entressafra, além da redução de riscos na agricultura.

“Em 5 anos, o faturamento da pecuária pode chegar a 70%, devido ao alinhamento com a lavoura simplesmente”, demonstra. Ainda segundo ele, são poucas as publicações científicas e pesquisas que unam os dois temas – ILP e confinamento de gado de corte. “Precisamos de mais pesquisas técnicas e econômicas ligadas ao aproveitamento de resíduos na alimentação animal e ao manejo de pastagens no sistema de integração lavoura-pecuária”, cobra o consultor. André lembrou que a integração diminui o custo e o tempo de confinamento e que, em contrapartida, o confinamento libera área para a lavoura e termina o animal de forma intensiva.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!