Lesões de teto – porta de entrada de doenças

Guia de Doenças | 26 de julho de 2017

Lesões nos tetos são fatores predisponentes à mastite bovina, gerando prejuízos para o produtor. Para evitar que isso aconteça, devemos promover um ambiente seguro e higiênico. Compondo o teto, temos em sua extremidade um anel muscular (esfíncter do teto), que tem por objetivo impedir ou dificultar a entrada de agentes patogênicos na glândula mamária, sendo fundamental que sua estrutura esteja íntegra.

 A constante exposição dos tetos aos fatores de agressão, tais como: ordenha que não segue os critérios higiênicos-sanitários, falta de manutenção, regulagem do vácuo e desinfetantes químicos despadronizados, favorecem as contaminações e consequentemente o surgimento de rachaduras e lesões na pele.

teto-feridoOutros fatores físicos podem ser a causa de lesões na pele dos tetos e da glândula mamária:  arame de cerca, teteiras rachadas, pisoteio, entre outros, tornam-se fontes de infecções bacterianas por Staphylococcus aureus, Streptococcus dysgalactiae, Arcanobacterium pyogenes, e também por nematoides do gênero Stephanofilaria spp., mais prevalente no verão e transmitida por moscas.

Caso de Sucesso

Na Fazenda Tarumã em Terenos (MS), a vaca Neguinha, tinha o costume de escapar pela cerca e acabava por vez, cortando a pele do úbere no arame, produzindo lesões, que consequente se transformaram em feridas contaminadas. A equipe de jornalismo da Real H visitou a fazenda e constatou que em cinco dias de aplicação da Pomada Cura Teto, a vaca já estava com o ferimento cicatrizado.

A Cura Teto é uma pomada cicatrizante indicada para rachaduras, contusões, feridas cirúrgicas e lesões de pele em geral, no úbere e nos tetos das vacas, búfalas, ovelhas e cabras. Também pode ser utilizado em outras partes do corpo dos animais, sempre com o objetivo cicatrizante. O uso constante reduz as reações dolorosas, favorecendo a ordenha, melhorando a flexibilidade do tecido e a regeneração epitelial permanente, sem deixar resíduo no leite.

Consulte sempre um médico veterinário.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Bezerros de Elite Desmamando Até 10Kg Mais Pesados | Casos de Sucesso Fazenda São Vicente

    C. A. R. N. E. Acompanhe como foi a Central de Avaliação de Reprodutores Nelore na Estância IPB

    Apoio ao Esporte!

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!