Localização e infraestrutura para confinamento bovino

Confinamento | 20 de novembro de 2013

O sistema de produção de bovinos em confinamento é uma estratégia adotada na estação seca para evitar a perda de peso dos animais, fornecendo ração concentrada e volumoso no cocho.

confinamento deve ser, preferencialmente, realizado em regiões onde é fácil a aquisição e venda de bovinos. O curral de confinamento, que é o local onde os bovinos ficam alojados, deverá estar localizado o mais próximo possível do local de armazenamento do alimento que será disponibilizado aos animais, e do curral de manejo, facilitando as pesagens, vacinações, embarque e outros manejos necessários aos animais.

Essas instalações devem estar situadas em local retirado, longe de rodovias, ou com grande movimentação de pessoas, evitando, com isso, a diminuição do desempenho dos bovinos pelo estresse.

Por outro lado, deve haver acesso facilitado por estradas, considerando a circulação de caminhões que transportam gado e alimentos.

A instalação deve conter energia elétrica e água limpa e farta. Na construção, é importante considerar a possibilidade de instalações futuras em qualquer dos setores; e evitar locais muito planos ou declivoso; de ventos muito predominantes (expansão do odor); e próximos a córregos e rios, que podem ser contaminados pelos dejetos dos animais, afetando o meio ambiente.

Não devemos esquecer das estruturas de coleta de fezes e urinas nas instalações (tanques de sedimentação e de drenagem), e, nas áreas de cultivo, estruturas de conservação do solo, como curvas de nível, terraços, entre outros.

Esses são fatores importantes para a conservação do solo e para o controle da poluição, e dizem respeito à sustentabilidade do sistema de produção.

centro de manejo ou curral de manejo deverá ter, para o melhor manejo dos bovinos, curral com tronco individual (brete), balança, apartador, seringa, tronco coletivo, e piquetes de espera.

local de armazenamento do alimentos é a área que contem as sacarias, fenis e silos graneleiros. É importante, também, na propriedade, uma área para a produção de alimentos (milho, sorgo, capineiras, e outras lavouras), de preparo dos alimentos, e de depósito de máquinas e equipamentos, como tratores, picadeiras, carretas, entre outros.

Fonte: Centro de Produções Técnicas

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!