MAPA e GTPS lançam projeto piloto de pecuária sustentável em MT

Confinamento | 1 de outubro de 2012

O estado do Mato Grosso foi escolhido para receber o projeto piloto do Governo Federal de promoção da pecuária sustentável com capacitação, extensão rural e recuperação de pastagens degradadas. A iniciativa foi apresentada à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina pelo presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), na quinta-feira, 27 de setembro, durante reunião em Brasília.

Com início previsto para outubro, a iniciativa tem como objetivo escalar iniciativas de pecuárias sustentáveis, com aumento da produção, redução da pressão por novos desmatamentos, recuperação de pastagens degradadas e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Para isso, foi realizado o pré-mapeamento de 11 municípios mato-grossenses, onde serão selecionadas fazendas para o desenvolvimento de unidades demonstrativas de pecuária sustentável. Nessas propriedades serão realizados treinamentos práticos, levando em consideração as peculiaridades locais. Além disso, o projeto vai promover a troca de experiência entre os pecuaristas e a negociação com o varejo para a comercialização dos produtos.

O projeto faz parte de um protocolo de intenções assinado em maio, pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA) e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) para redução de emissão de gases de efeito estufa por meio de recuperação de pastagens degradadas. O projeto já tem recurso na ordem de 300 mil euros, da FAO e do governo holandês.

Também durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, o diretor de Sanidade Animal do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, apresentou uma cartilha de extensão rural com instruções para pecuarista sobre o controle de resíduos de produtos sanitários.

 

Fonte: MAPA, resumida pela Equipe BeefPoint

Revisada por Ass. Imprensa Real H

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!