Mastite bovina: entenda os malefícios da doença

Guia de Doenças | 6 de outubro de 2016

Considerada uma das piores doenças bovinas, é contagiosa e de fácil transmissão entre as vacas. A doença afeta um ou mais quartos mamários e pode surgir quando a vaca está em lactação ou durante o período seco. A mastite bovina é uma grande inimiga dos pecuaristas, pois pode causar a perda das mamárias dos bovinos.

Esta doença pode se apresentar de forma clínica, onde vários sintomas estão presentes como: secreção de leite com grumos, pus ou de aspecto aquoso, tetas e úbere com vermelhidão, duros, inchados, doloridos e quente.

Assim como pode acontecer com humanos, a mastite é uma inflamação na glândula mamária, causada por uma infecção. As vacas podem ainda apresentar febre, perda de apetite e chegar a morte em casos mais graves.

MASTITE

O grande prejuízo da mastite ocorre pela perda da produção de leite, gastos com medicamentos e assistência veterinária, descarte de leite contaminado após tratamento e descarte de animais em casos mais graves. Com a diminuição do leite, pecuaristas podem chegar a perder 45% da produção.

Assim como outras doenças, a Mastite pode ser evitada. Para isto é necessário seguir alguns passos básicos. O primeiro passo é a higienização dos materiais utilizados, antes e depois da ordenha, e se possível das mamas do animal. Uma segunda forma de evitar a Mastite é evitando que a vaca se deite após a ordenha, pois é neste período que ela fica mais suscetível ao contágio e o risco aumenta ainda mais pelo contato com o chão. Outra forma de prevenir, e também tratar a Mastite bovina, é a vacinação.

O produto Mast 100 previne todos esses desafios, agindo ativamente na resposta do úbere frente as infecções, não possui contraindicações, não deixa resíduos e riscos com superdosagem.

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Resultados que traduzem mais de 10 anos de parceria na Granja Sem Limites

    Uma comemoração especial ao Dia Internacional da Mulher no Grupo Real #diainternacionaldamulher

    Dia 8 de março, dia Internacional da Mulher

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!