NÃO DEIXE A SODOMIA ATRAPALHAR O SEU LUCRO

Confinamento | Guia de Doenças | Pecuária de Corte | 8 de janeiro de 2020

É cada vez mais comum a criação de bovinos inteiros, principalmente em sistemas de confinamento e semiconfinamento. A opção por não castrar visa melhorar o desempenho, já que bovinos inteiros possuem maior capacidade de transformar alimentos em peso vivo, aumentando o peso em cerca de 10%, se comparados com animais castrados. Soma-se ainda a vantagem de não apresentar riscos de contaminação ou infecção por não haver cirurgia.

Entretanto, ao manter os animais inteiros juntos em ambientes com alta lotação, alguns distúrbios de comportamento podem ocorrer. O mais comum e desafiador é a sodomia. Este comportamento se dá devido ao estresse dos animais, gerando uma espécie de hierarquia onde os mais fortes e agressivos montam os mais fracos e submissos, que acabam tendo menor acesso aos cochos e a água. Estima-se que entre 8% a 10% dos animais não se alimenta adequadamente, e que, onde há animais de diferentes raças e faixa etária a sodomia pode atingir 25% dos animais ou mais.

Além da lotação, outros fatores como estresse térmico, manejo alimentar inadequado, mistura da dieta malfeita contribuem para aumentar o problema.

Os prejuízos com a sodomia estão relacionados ao atraso no ganho de peso, condenação da carcaça devido a lesões, e óbito de animais contundidos pelo distúrbio, onde se perde todo o investimento.  

Para reduzir o problema alguns cuidados devem ser tomados, como:

  • Formar lotes uniformes;
  • Apartar os animais que foram montados;
  • Respeitar a área de cocho necessária para a quantidade de animais;
  • Fornecer alimentação adequada;
  • Evitar superlotação nos currais.

A Homeopatia é uma ferramenta extremamente eficaz para controlar o estresse, principal causador do problema, e reduzir os distúrbios de comportamento, pois contribui para que os animais retornem ao equilíbrio orgânico e possam conviver com os fatores adversos.

Pensando nisso a Real H desenvolveu o Sodo 100, medicamento homeopático que reduz o estresse, a libido e equilibra os níveis de testosterona. Com ele os animais ficam mais calmos, se alimentam melhor e podem expressar todo o seu potencial genético através do ganho de peso.

Fornecido via nutrição, o Sodo 100 não exige manejo. É um medicamento seguro, sem riscos para saúde dos animais ou pessoas que o manuseiam, e não há período de carência.

Em caso de dúvidas consulte a Real H nos seguintes contatos: realh.com.br | Telefone: (67) 3028-9000 | Whatsapp: (67) 99906-8834

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!