Nutrição e Saúde dos rebanhos modernos na Expogrande

Confinamento | 23 de abril de 2014

rebanhoMesmo com as condições nacionais favoráveis para a produção de carne bovina a pasto, as propriedades sofrem com os efeitos das variações climáticas, que interferem diretamente na qualidade e disponibilidade das forrageiras, base da alimentação do rebanho. Os pecuaristas já conhecem bem as consequências da redução dos teores nutritivos – minerais energia e proteína – das forragens: perda de peso, atraso na idade de abate, baixa prenhes, enfim, prejuízos ao produtor rural. Assim, para assegurar uma boa nutrição animal, a suplementação é uma das principais aliadas no fornecimento das necessidades diárias do rebanho.

Estudos comprovam que alguns alimentos apresentam componentes que além de suprirem as necessidades minerais ou nutricionais diárias, são responsáveis por outros efeitos benéficos à saúde do animal. Esses alimentos são conhecidos como Alimentos Funcionais. “Pode-se definir como Alimento Funcional aquele que, além de cumprir seu papel principal de nutrição básica, atendendo em parte, as exigências nutricionais do organismo, ao mesmo tempo é capaz de estimular uma ou mais funções orgânicas”, define Mário Renck Real, médico-veterinário e diretor técnico da Real H. O Veterinário explica também que os alimentos com esta condição são importantes para o rebanho, especialmente nas épocas críticas, pois “além de cumprir seu papel principal de nutrição, contribui para o Bem Estar, e consequente produtividade do lote, reduzindo os riscos do aparecimento de surtos e enfermidades”.
Os diferentes tipos de suplementos, de rações e proteinados, podem receber um reforço em sua composição com a incorporação de medicamentos homeopáticos. Nesta prática, também conhecida como Homeopatia Populacional – método desenvolvido pelo médico-veterinário, Prof. Dr. Claudio Martins Real – os suplementos aditivados com os complexos homeopáticos estimulam o organismo animal, promovendo melhorias em seu funcionamento, como a absorção intestinal (anabolismo), a melhor conversão alimentar, maior fertilidade, e consequente ganho de peso. “Isto decorre da redução da resposta do animal ao ambiente estressante (desafios), entre outros benefícios”, explica. Mário Real acrescenta que outra característica importante, destes suplementos é que também sejam formulados, visando equilibrar a relação Ca/P (cálcio/fósforo), devido à presença de elevados teores de ácido oxálico nas pastagens.
“O mercado está ávido por sistemas de produção rentáveis, onde a qualidade final dos alimentos derivados seja segura ao homem, isto reforça a tendência de tornar cada vez mais comum o emprego da Homeopatia Populacional”. Destaca o médico-veterinário e diretor comercial da Real H Marcelo Renck Real.
Expogrande 2014 – Os pecuaristas poderão conhecer mais detalhes sobre as Soluções para enfrentar os desafios relacionados à Nutrição e a Saúde Animal, num mesmo produto, visitando o estande da Real H durante a 76ª Expogrande – Exposição Agropecuária de Campo Grande que acontece entre os dias 24 de abril e 4 de maio em Campo Grande (MS).

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!