O que é cara inchada em cavalos e como tratar

Equinos | Guia de Raças | 8 de junho de 2017

A Osteodistrofia Fibrosa ou Hiperparatireoidismo Nutricional Secundário, conhecida também como “cara inchada” dos equinos é um distúrbio causado principalmente pela baixa ingestão de cálcio (Ca). Ela é caracterizada por um desequilíbrio mineral, onde acontece uma reação e o organismo começa a retirar Ca dos ossos e a transformar tecido ósseo em tecido fibroso.

A cara inchada está relacionada ao sistema ósseo, uma vez que causa osteopenia, que é a diminuição da densidade mineral óssea. O nome se dá por conta da característica física da doença causar um inchaço extremo principalmente na cara de cavalos adultos.

Parte do cálcio ingerido pelos cavalos vem das pastagens, principalmente do gênero brachiaria, espécies B. humidícola e B. dictyoneura. Essas pastagens apresentam altos teores de oxalatos. O ácido oxálico conjuga-se com o cálcio que é absorvido do solo pela raiz da pastagem. Essa mistura forma o oxalato de cálcio que impede a absorção do cálcio pelo animal.

shutterstock_477520726'Quando o oxalato de Ca atinge o estomago e intestinos dos cavalos, há uma dificuldade em liberar esse cálcio e ele acaba ficando retido. Assim o animal vai ter um déficit de cálcio. Para suprir essa necessidade deste mineral o organismo começa a retirar cálcio dos ossos e liberá-lo na corrente sanguínea.

Sintomas

A retirada de cálcio dos ossos faz com que eles fiquem com aparência mole, causando deformidades enfraquecimento e aumento no tamanho, gerando assim a impressão de cara inchada nos cavalos.

Com esses sintomas o animal fica mais predisposto a sofrer fraturas e quedas. Outros sintomas que podem acontecer é a queda dos dentes e a diminuição da ingestão de alimentos, levando o cavalo ao emagrecimento.

Tratamento

O tratamento da cara inchada em cavalos depende do que causou a doença. Para casos de deficiência mineral a Real H elaborou o Real Equino AC, um mineral para todas categorias de Equídeos composto com farelos vegetais para maior consumo e assim alcançar a relação adequada de cálcio-fósforo no organismo do cavalo.

O equídeo que ingere o Real Equino AC com frequência e dosagem indicada terá sempre terá o balanço ideal de cálcio, compensando o desequilíbrio que existe nas pastagens.

Para mais informações, veja a matéria produzia pela Real H com o criador Luciano de Barros que conta o caso de sucesso em sua propriedade rural e assista o documentário Pecuária Pantaneira produzido pela Real H.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!