O reflexo da papilomatose para o rebanho

Guia de Doenças | 21 de junho de 2016

O que é papilomatose?

A papilomatose consiste em uma enfermidade que acomete o gado leiteiro o deixando com o corpo coberto por várias verrugas (os chamados papilomas). Esse transtorno é uma doença crônica e é ocasionado por vírus. Além disso, a papilomatose possui caráter contagioso é pode ser transmitida por meio de carrapatos, moscas e até mesmo por meio de objetos que apresentam contaminação, tais como escovas, tosquiadeiras, entre outros.

De uma forma geral, a papilomatose acomete animais jovens, no entanto, em determinados casos, pode atingir animais com idade mais avançada.

Os animais que possuem baixa imunidade são os mais suscetíveis ao surgimento da papilomatose. Essa deficiência do sistema imunológico pode ser devido a um estresse ou um desequilíbrio nutricional. Além disso, o manejo inadequado bem como o ambiente mal ventilado e desprovido de maiores cuidados com a higiene são facilitadores para o aparecimento da doença.

Prejuízos para o rebanho

f2Os prejuízos ocasionados pela papilomatose afetam também o aspecto econômico, visto que esteticamente o gado fica comprometido por causa das verrugas, acarretando dessa maneira a desvalorização do couro e também provocando um empecilho para a comercialização dos animais.

Vale salienta também que as consequências dessa doença podem afetar a capacidade de reprodução dos animais, especialmente nas situações em que a papilomatose atinge os órgãos reprodutores do gado, bem como infectar as vacas durante a monta natural. Outro transtorno é o aparecimento da mastite em detrimento no teto das vacas leiteiras. Em tal situação, as lesões atuam como um facilitador para ocorrera infecção do teto, afetando dessa maneira a produção leiteira da fazenda e, por consequência, ocasionando prejuízos financeiros.

Soluções e tratamentos

Por se tratar de uma doença de caráter contagioso, os animais que estão infectados devem ser separados do rebanho saudável, evitando dessa maneira a transmissão do vírus. Essa alternativa apresenta uma significativa eficiência para manter o controle da doença.Nestas situações é fundamental melhorar a qualidade da ração para acelerar a recuperação do animal.. Nas ocasiões em que a cura acontece de forma natural, o sistema imunológico do animal reage, gerando uma necrose e a consequente queda das verrugas.

3Também há o Papilomazin que atua revigorando a higidez  da hipoderme, derme e epiderme de dentro para fora. Os produtos que o integram têm tropismo pela pele e agem estimulando as suas funções, de forma a impedir o crescimento do papiloma e a promover a sua queda. Sua principal forma de atuação é a Ação Drenadora. Alguns casos clínicos onde os animais estão muito debilitados com o sistema imunológico deprimido, o fornecimento em conjunto do Convert H no tratamento (produto parceiro) favorece a recuperação e capacidade de resposta dos animais.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Sustentabilidade Copercana

    Casos de Sucesso Cabanha Santa Helena

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!