O uso de esterco para o plantio

Negócios | 30 de junho de 2016

A prática do uso de esterco para o plantio, para que seja segura, precisa ser realizada com alguns cuidados. Confira como utilizar o esterco para plantio de modo seguro e prático.

Qual é o tipo de esterco que deve ser utilizado?

O primeiro passo para realizar plantações com esterco é saber quando ele está pronto para uso. O mais recomendado é que eles estejam: secos, em tons mais acinzentados e praticamente sem cheiro.

Além disso, outra dica é regá-lo por pelo menos uma semana antes de utilizá-lo – o que garante a sua eficácia no plantio.

Por outro lado, quando o esterco ainda está com a aparência úmida, com a cor viva e com o cheiro bem expressivo, isso significa que ele é fresco, e por isso, não tão adequado para a função de plantio. Neste sentido, é preciso ‘curtir’ o esterco antes de utilizá-lo na plantação, sendo este cuidado fundamental principalmente no caso de adubos comestíveis.

Como ‘curtir’ o esterco?

Para curtir o esterco, ou seja, prepará-lo para uso no plantio, existem dois diferentes modos:

curtir-esterco1. Uma maneira de preparação do esterco é por meio da formação de um determinado montante dele no chão. Regue-o todos os dias, e a cada dois os três, revire-o. Após cerca de 25 a 30 dias, ele já estará pronto para o uso, apresentando as características que falamos no início deste artigo.

Quando ele estiver pronto, é possível misturá-lo à terra do vaso, ou então, instalá-lo diretamente. Neste caso, evite ao máximo deixar pedaços grandes: caso houverem, esfarinhe-os e misture com o restante da terra.

2. Outra forma de preparar o esterco para uso em plantios é colocando-o dentro de um recipiente grande com água por cerca de 10 dias. Para cada 10 litros de água, o recomendado é utilizar um quilo de esterco. Lembre-se ainda que 100g de esterco é o suficiente para a geração de 10 litros de adubo do tipo líquido.

Quanto de esterco devo utiliza?

Geralmente, o esterco utilizado em cultivo é baseado em uma proporção: 2 partes devem ser de água, uma parte de esterco e outra meia parte de areia.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!