BANHO QUÍMICO

OS BANHOS DE VENENO NÃO PRECISAM SER ROTINA NA SUA PROPRIEDADE

Guia de Doenças | Pecuária de Corte | Pecuária de Leite | 15 de maio de 2020

Com Parasit 100, da Real H, é possível combater infestações de moscas, carrapatos e vermes sem risco de intoxicação, sem “resistência” e sem banhos de veneno.

Infestações de moscas, carrapatos e vermes causam grandes prejuízos para a pecuária. Dessa forma, no leite, a estimativa é que as perdas decorrentes da queda na produção cheguem a 40% (VIDOTTO, 2002). Outros prejuízos, como mortalidade de animais, redução nos índices reprodutivos e gastos com medicamentos e mão de obra tornam as perdas ainda maiores.

Sabe-se que os animais nascem completamente livres de endo e ectoparasitas e, portanto, em algum momento, precisam ter contato com esses agentes para desenvolverem a sua imunidade. Entretanto, em altas infestações de carrapatos, por exemplo, o animal pode ficar anêmico e fraco, deixando de se desenvolver adequadamente, tendo assim atraso no início da sua vida reprodutiva e produtiva.  Por isso, é muito importe que a propriedade tenha um programa de controle de parasitas.

Alopatia

Para o controle de moscas, carrapatos e vermes, existem diversos produtos alopáticos no mercado. Populares, são amplamente utilizados. Todavia podem apresentar riscos de intoxicação dos animais e problemas de resíduos na carne ou no leite. Não são raros casos de descarte de leite e período de carência para o abate, o que acarreta em mais prejuízos.

Há ainda a preocupante questão da resistência parasitária. Após longos períodos de utilização, muitas vezes por uso de doses equivocadas, os parasitas podem desenvolver um tipo de “imunidade” aos principais agentes disponíveis no mercado. Com isso é necessário diminuir o intervalo de aplicação destes produtos, o que aumenta os prejuízos já citados.

Prevenção e Tratamento

Para não sucumbir a esta triste realidade é possível lançar mão da Homeopatia, terapêutica capaz de controlar infestações de parasitas sem causar intoxicações ou deixar resíduos. Portanto, com a homeopatia não há necessidade de descarte do leite ou carência para o abate. Os medicamentos homeopáticos agem estimulando as barreiras de defesa do organismo, promovendo melhora da imunidade e estimulando os fatores de coagulação. Com as barreiras de defesa ativas, os parasitas não conseguem se fixar nem se alimentar no animal tratado, o que leva ao controle da infestação, não só no animal, mas também na propriedade.

Parasit 100 foi criado pela Real H para auxiliar o produtor no controle de moscas, carrapatos e vermes gastrointestinais. É totalmente homeopático, sem riscos de intoxicação ou efeitos colaterais, e, pode ser utilizado em animais de todas as idades, inclusive em bezerros.

Utilizar o Parasit 100 diminui drasticamente a necessidade do uso de produtos químicos, sendo possível aumentar o intervalo entre os tratamentos convencionais e reduzindo os problemas com sub dosagens e riscos de intoxicações.

Outra vantagem na utilização deste produto é a redução no manejo dos animais. Isso porque o Parasit 100 é fornecido via nutrição, contribuindo, dessa forma, para a redução no estresse.

Literatura consultada VIDOTTO, O. Complexo Carrapato -Tristeza Parasitária e outras parasitoses de bovinos. NUPEL. 2002. Disponível em: ttp://www.nupel.uem.br/pos-ppz/complexo-08-03.pdf. Acesso em: 10/03/2020

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!